Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA TAXA DE REINTERNAÇÃO COMO PREDITOR DE QUALIDADE EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA CORONARIANA

Resumo

Introdução: Os indicadores de qualidade avaliam e classificam a excelência da assistência oferecida nos serviços de saúde. A taxa de readmissão em 24 horas é um indicador que calcula a proporção de reingressos durante a mesma internação em relação ao número total de altas no mesmo período. As readmissões à unidade de terapia intensiva durante a mesma internação hospitalar estão frequentemente associadas a um aumento nos custos hospitalares, morbidade e mortalidade, sendo potencialmente evitáveis através da entrega adequada de cuidados ao paciente durante sua internação.
Objetivo: Avaliar a qualidade da assistência por meio da taxa de reinternação em 24h em uma unidade coronariana.
Método: Trata-se de um estudo descritivo quantitativo com análise retrospectiva. Foram realizadas coletas e análises das altas e reinternações dos meses de janeiro a dezembro de 2023 obtidas por meio do livro de altas e admissões da unidade. A avaliação dos números e formulação do gráfico foram conduzidas através da ferramenta Excel.
Resultados: Diante das coletas, observou-se que no mês de novembro houve o maior número de altas do setor no período, o que coincidiu para uma taxa de reinternação em 24h aumentada, bem como no mês de março. Não houve internações em 24h nos demais meses. A angina instável foi identificada como a patologia responsável pelo retorno desses pacientes ao longo de 2023. Não foram registrados óbitos dos reinternados. Dessa forma, a sistematização da assistência preconizadas no setor, bem como o estabelecimento de protocolos com vista na análise de indicadores mostrou-se positivo, impactando nos resultados do cuidado prestado ao paciente com síndrome coronariana, especialmente, no que diz respeito aos danos evitáveis. Ainda, o trabalho da equipe multiprofissional de forma integrada e efetiva também corroborou para a manutenção de números consideravelmente baixos correspondentes à taxa de reinternação na unidade ao longo do ano.
Conclusão: Evidencia-se então, a relevância da estruturação do processo de trabalho de modo organizado e sistemático, embasado em evidências, além da aplicação de indicadores específicos para avaliar de forma eficaz a qualidade dos serviços de saúde oferecidos a pacientes cardíacos.

Palavras Chave

Reinternação; Qualidade da assistência à saúde; Paciente crítico.

Arquivos

Área

EPIDEMIOLOGIA E POLÍTICAS DE SAÚDE / SAÚDE GLOBAL

Categoria

Iniciação Científica

Autores

ALINE FERNANDA ALVES RIBEIRO, SIMONE CRISTINA BRITO DE OLIVEIRA BARRETO , DOUGLAS FERREIRA DE MEDEIROS, ANDRELISA VENDRAMI PARRA