Dados do Trabalho


Título

Troponina cardíaca T de alta sensibilidade em pacientes com miopatias inflamatórias idiopáticas

Resumo

Introdução: Pacientes com miopatias inflamatórias idiopáticas (MIIs) podem apresentar elevações de troponina na ausência de cardiopatia clinicamente manifesta. Essa situação é mais comum ao utilizar a troponina cardíaca T de alta sensibilidade (hs-cTnT), mas há informações limitadas sobre os resultados esperados de acordo com o tipo de MII e o valor prognóstico desse biomarcador neste grupo de pacientes.

Métodos: Estudo prospectivo com 32 indivíduos do grupo controle saudáveis e 61 pacientes com MIIs sem cardiopatias conhecidas, os quais foram acompanhados por uma média de 25 meses. A hs-cTnT foi medida, no início, em ambos os grupos, e um valor de 14 pg/ml foi o percentil 99, considerado o limite superior da normalidade (LSN).

Resultados: O valor mediano de hs-cTnT foi maior em pacientes com miopatias [12,0 (5,0; 35,0) vs. 5,0 (4,0; 6,2) p<0,001], e a frequência de valores anormais também foi mais comum em pacientes com MIIs em comparação com os controles (45,9% vs. 6,2%, p<0,001). A frequência variou de acordo com o tipo de miosite: Miosite por Corpos de Inclusão (75%), Polimiosite (66,7%), Dermatomiosite (42,1%) e Síndrome Antissintetase (38,5%). Em termos de níveis, 57% apresentaram elevações leves (1 a 3 vezes o LSN),

enquanto 11% tinham níveis de 3 a 5 vezes o LSN, e 32% tinham valores de troponina maior 5 vezes o LSN (Figura 1). Entre os pacientes com MIIs, os níveis elevados de hs-cTnT não estavam associados a um strain longitudinal global do ventrículo esquerdo <18% ou uma fração de ejeção mais baixa e não foram associados a eventos cardiovasculares durante os 25 meses de acompanhamento.

Conclusão: Valores anormais da troponina cardíaca T de alta sensibilidade estão presentes em quase metade dos pacientes com miopatias inflamatórias idiopáticas, incluindo elevações importantes, semelhantes aos níveis observados em casos de infarto do miocárdio. A elevação de troponina não se associou a anormalidades ecocardiográficas ou eventos cardiovasculares em pacientes com MIIs.

Palavras Chave

Polimiosite; Dermatomiosite; Troponina

Arquivos

Área

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA / CARDIOMIOPATIA/ TRANSPLANTE

Categoria

Iniciação Científica

Autores

KAREN TEIXEIRA DIAS, PEDRO GABRIEL MELO BARROS SILVA, ANA CECÍLIA DINIZ OLIVEIRA, FREDERICO MANCUSO, EMÍLIA INOUE SATO, MILENA DEL VALLE LACERDA, LUAN VITOR AGUIAR CORREIA, MARIA CAROLINA XIMENES, LUIZ SAMUEL GOMES MACHADO