Dados do Trabalho


Título

O potencial terapêutico da religiosidade e da espiritualidade no manuseio de pacientes com pressão arterial elevada.

Resumo

Introdução: O impacto da religiosidade, espiritualidade e fé (REF) na pressão arterial (PA) fomenta interesse por seu potencial terapêutico no manejo de pacientes hipertensos. Todavia, a literatura atual apresenta divergência a respeito da relação entre REF e PA devido a dificuldade de definir e metrificar REF.
Objetivo: Analisar os atuais trabalhos sobre a relação entre REF e PA, comparando-os quanto aos resultados, além de discorrer a causa da discordância e propor uma forma de minimizá-la.
Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica acerca dos impactos da REF na PA. Consultou-se a base do Pubmed, resultando em 55 estudos, em que 6 foram elegíveis. Os critérios incluíram trabalhos publicados de 2014 a 2024 e excluíram aqueles relacionados às técnicas de medicinas tradicionais. Descritores utilizados: “Hypertension", “Religion”, “Spirituality”, “Faith” e "Blood Pressure", articulados com os operadores OR e AND.
Resultados: Foram analisados individualmente 6 estudos, sendo que: 1 concluiu que a REF é inversamente proporcional à PA, quando associada a promoção de saúde no meio religioso; 1 identificou redução significativa da PAS no subgrupo com PAS basal ≥ 140 mmHg; 1 inconclusivo; 2 atrelaram variação da PA a subgrupos específicos dentro do ambiente religioso: aumento da PA em homossexuais e pessoas com ensino médio completo e redução em heterossexuais e pessoas com escolaridade inferior ao ensino médio; 1 concluiu que a REF é associada ao aumento da PAD em comparação ao controle, embora também observou maior prevalência de fatores protetivos, socialização e práticas saudáveis, para HAS nas comunidades religiosas. Além dos resultados divergentes, a dificuldade em definir um grupo intervenção foi unânime devido à subjetividade dos termos REF, o que torna a amostra heterogênea.
Conclusão: O caráter abstrato da REF não só torna o grupo intervenção heterogêneo, como prejudica a metrificação do impacto causado no indivíduo. Os trabalhos abrangem grande diversidade de crenças e religiões, cada uma com particularidades que impactam de forma diferente a PA em subgrupos específicos. Esses fatores tornam a comparação dos trabalhos analisados ineficiente, pois as métricas e definições adotadas não seguem um padrão. Assim, para chegar a um resultado sólido, deve-se pesquisar a relação entre REF e PA em subgrupos mais delimitados para aumentar a homogeneidade, e restringir à práticas religiosas e espirituais específicas, melhorando a metrificação do efeito observado.

Palavras Chave

Hipertensão; Religiosidade; Espiritualidade

Arquivos

Área

ESPIRITUALIDADE E MEDICINA CARDIOVASCULAR

Categoria

Iniciação Científica

Autores

CAUE RODRIGUES BATISTA MENEZES, MARIA EDUARDA FERREIRA ROCHA, THIAGO FRANÇA ARATAQUE, GABRIEL CARVALHO ALVES, MARIANA RAMOS MORAIS, MARIA ALICE CHAGAS MARTINS, LUCAS FRANÇA ARATAQUE, CAMILA DUTRA PIMENTA