Dados do Trabalho


Título

CHECK-UP CARDIOLÓGICO: QUEM PRECISA FAZER?

Resumo

INTRODUÇÃO
O check-up cardiológico é composto por uma avaliação clínica, que inclui a anamnese, o exame físico e complementares que são capaz de diagnosticar doenças relativas ao coração mesmo antes dos sintomas aparecerem.
A doença cardiovascular é a principal causa de morte no Brasil e no mundo, e o infarto agudo do miocárdico é a primeira manifestação da doença coronariana em metade dos indivíduos portadores dessa patologia. Dessa forma, a identificação dos indivíduos assintomáticos é a ferramenta crucial para a prevenção efetiva do evento agudo coronariano.
Esse relato de caso visa destacar a importância da avaliação periódica em indivíduos com ocupação de alto risco e responsável pela vida de outros, tais como pilotos de aeronave, pois a prevenção de eventos cardiovasculares, implica na prevenção de tragédia posteriores, salvando a vida de milhares de pessoas.

DESCRIÇÃO DO CASO
A.T. B, masculino, 57 anos, piloto de aeronave, atleta, assintomático, foi fazer a inspeção de saúde periódica do seu trabalho no dia 20/09/2021, sendo submetido a realização do teste ergométrico. Foi utilizado o protocolo de Bruce, e durante o 9º minuto de esforço apresentou infraST horizontal 4,0 mm, que foi acentuando durante o progredir do esforço, sendo interrompido o exame. Durante o 1º minuto da recuperação apresentou taquiventricular monomórfica não sustentada que reverteu espontaneamente.
O paciente referia que desde o ano de 2015 realizava o teste ergométrico a cada 2 anos e que sempre apresentava esse resultado “falso positivo”, pois após o teste ergométrico fazia a cintilografia miocárdica que mostrava o resultado sem sinais de isquemia miocárdica. Na investigação, foi submetido a um cateterismo cardíaco no dia 21/09/2021 que mostrou obstrução grave nas artérias diagonal e circunflexa, sendo submetido a angioplastia. O mesmo gostava de realizar corrida diariamente de 5 kilomêtros e não apresentava sintoma e durante o teste de esforço atingiu 13,38 METs.
CONCLUSÃO
É de grande importância saber que aproximadamente 90% dos casos de infarto e acidente vascular cerebral estão relacionados a fatores de risco potencialmente controláveis. A identificação destes permite intervenções clínicas que podem reduzir significativamente a chance de ocorrência de eventos cardiovasculares. A prevenção deve se estender a indivíduos assintomáticos e sem antecedentes patológicos, pois nesse caso apresentado a primeira manifestação clínica seria a ocorrência de um infarto agudo miocárdio.

Palavras Chave

Teste de Esforço; prevenção primária; doença de artéria coronariana.

Área

ATEROSCLEROSE / FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES / PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR

Categoria

Pesquisador

Autores

THAIS BRAGA PEREIRA SCHIATTI, MATHEUS ALVES PEREIRA, BRUNO ANTONIO GONÇALVES FLEURY, MONIQUE ALMEIDA VAZ, MARCILIO BASTOS DAVID, BRUNA ALVES NUNES