Dados do Trabalho
Título
Recalibração do HEART SCORE a partir do valor inicial de Troponina para a predição de Eventos Cardiovasculares Maiores
Resumo
Introdução: O HEART SCORE é utilizado para estratificar os pacientes que se apresentam com dor torácica na unidade de emergência. Apesar de apresentar uma elevada acurácia para predição de eventos cardiovasculares, esse pode qualificar erroneamente como baixo risco o paciente com alteração de troponina.
Objetivamos avaliar a performance diagnóstica dessa ferramenta e sua recalibração a partir de níveis de troponina.
Métodos: Trata-se de uma coorte prospectiva sendo incluído pacientes admitidos no departamento de emergência de um hospital terciário no período de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2024. O HEART SCORE foi avaliado assim que os primeiros resultados de laboratório e eletrocardiograma foram obtidos. A troponina I foi dosada em até 1 hora da entrada em emergência. O desfecho primário foi a ocorrência de eventos cardíacos maiores (infarto ou morte cardiovascular) - MACE em 30 dias. A área sob a curva ROC (estatística c) foi calculada para fornecer uma medida da força discriminativa diagnóstica. Foram testados dois modelos de recalibração do HEART SCORE para alto risco, a partir de níveis de troponina I acima do limiar de detecção e acima do percentil 99 do método.
Resultados: No período foram avaliados 1.510 pacientes com idade média de 52,2 (+- 16,1) anos. A incidência de MACE em 30 dias foi de 120 (7,9%), sendo 7 (0,5%) óbitos. A estatística c do HEART SCORE para predição de MACE foi de 0,88 (IC: 0,85 – 0,91), p < 0,0001, enquanto a Troponina foi de 0,84 (IC: 0,79 – 0,89), p < 0,0001. A estatística c da recalibração do HEART SCORE para alto risco nos pacientes com valor de troponina acima do limite de detecção e acima do percentil 99 foi, respectivamente: 0,79 (IC: 0,76 – 0,83), p < 0001 e 0,90 (IC: 0,86 – 0,93), p < 0,0001.
Conclusão: Assim como o HEART SCORE, o valor de troponina isoladamente na unidade de emergência apresenta uma boa acurácia na predição de eventos cardiovasculares maiores em 30 dias. A recalibração do HEART SCORE a partir do valor inicial de troponina acrescenta poder diagnóstico apenas quando acima do percentil 99 do método, mas não quando simplesmente acima do limiar de detecção.
Palavras Chave
Heart Score; Troponina
Área
CARDIOINTENSIVISMO / EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES
Categoria
Iniciação Científica
Autores
RODRIGO MOREL VIEIRA DE MELO, RAISA MAINARTE FRANCO BARROS, TAINÁ TEIXEIRA VIANA, JOÃO PEDRO FERNANDES GONÇALVES , JÚLIA XAVIER OLIVEIRA , LUIZ PAULO OLIVEIRA MARTINS, DJAINE HAILA SILVA ROCHA, RAFAEL FELIPE COELHO DE SIQUEIRA