Dados do Trabalho


Título

Os impactos do consumo de abacate na prevenção de doenças cardiovasculares: uma revisão sistemática

Resumo

Introdução: A inclusão do abacate, um fruto da árvore da família Lauraceae, na dieta tem sido amplamente indicada por profissionais de saúde, por ser rica em proteínas e gorduras, além de vitaminas e minerais como potássio e magnésio. Entender os seus efeitos no organismo faz-se fundamental para a prevenção de diversas doenças, em especial, as cardiovasculares.

Objetivo: Analisar como o consumo de abacate (Persea americana) pode surtir efeito na prevenção de doenças cardiovasculares.

Metodologia: Seguindo-se as diretrizes PRISMA, foram realizadas buscas nas plataformas PubMed e Embase com os descritores “avocado”, “prevention” e “heart disease”. As buscas resultaram em 39 artigos filtrados entre 2014 e 2024 e, após a remoção de trabalhos duplicados, 33 artigos tiveram os seus resumos lidos e avaliados por dois revisores independentes, resultando em 6 artigos para confecção desta revisão. Os critérios de exclusão foram: aqueles que não possuíam texto completo disponível, artigos de revisão, relatos de caso e trabalhos com tema alheio ao desta revisão.

Resultado: Dos 6 artigos analisados, 5 artigos obtiveram uma correlação direta entre a inclusão do abacate na dieta e a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Destacou-se os seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, além da capacidade na redução do colesterol LDL e sua propriedade anti-hipertensiva. Em um dos artigos, evidenciou-se uma melhora expressiva na relação LDL/HDL com queda de 6,6%. Já em outra pesquisa, verificou-se que a substituição de alimentos ricos em gorduras pelo abacate acarreta na redução de 16% a 22% no risco de doenças cardiovasculares. Apenas 1 artigo, que teve como público alvo indivíduos com circunferência da cintura elevada, concluiu que o seu consumo não traz benefícios significativos na redução da adiposidade visceral ou em outros fatores de risco para doenças cardiometabólicas.

Conclusão: A análise minuciosa dos estudos aponta que o consumo de abacate tem efeitos positivos no sistema cardiovascular. Verificou-se, nos artigos, que a inclusão da fruta da espécie Persea americana na dieta reduz os níveis de colesterol e a pressão arterial, prevenindo as doenças associadas. No entanto, há necessidade de um estudo mais aprofundado em relação a pessoas com circunferência da cintura elevada.

Palavras Chave

Abacate; Prevenção; “Doenças cardiovasculares”

Área

ATEROSCLEROSE / FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES / PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR

Categoria

Iniciação Científica

Autores

MARIO HAMADA, ATHOS FAGUNDES DE ANDRADE, DANIEL NEVES COELHO