Dados do Trabalho


Título

Reversibilidade da insuficiência cardíaca após ablação por cateter em pacientes com cardiopatia induzida por pré-excitação ventricular

Resumo

Fundamento: A pré-excitação ventricular afeta 0,2% da população, podendo estar associada à síncope, palpitações, taquiarritmias e morte súbita. Porém, tem sido relatada a associação entre pré-excitação ventricular com disfunção ventricular. Dentre as diversas etiologias de insuficiência cardíaca (IC), é descrita a cardiomiopatia induzida por pré-excitação ventricular, possivelmente associada à presença de dissincronia ventricular secundária à ativação excêntrica pela via acessória, e com possibilidade de reversão.
Objetivos: Descrever a reversibilidade da insuficiência cardíaca e disfunção cardíaca em pacientes com pré-excitação ventricular submetidos à ablação por cateter.
Metodologia: Trata-se de estudo ambispectivo, no qual foram descritos sete casos de portadores de pré-excitação ventricular e disfunção ventricular esquerda acompanhados em serviço de arritmia de hospital universitário, que foram submetidos à ablação por cateter de radiofrequência. Foram analisados dados clínicos e ecocardiográficos pré e pós ablação: classe funcional NYHA, fração de ejeção do ventrículo esquerdo e diâmetros ventriculares.
Resultados: Foram analisados evolução clínica e exames complementares obtidos antes e após o tratamento. Durante o tempo médio de seguimento de 23,7±25 meses, os sete pacientes foram submetidos à ablação por cateter com eliminação da condução pela via acessória, sendo observado reversão do quadro de disfunção cardíaca. Após a ablação por cateter da via acessória, foi observado incremento da fração de ejeção do ventrículo esquerdo em média de 18,3% (p=0,001). Além disso, os pacientes que apresentavam sintomas clínicos de IC, tiveram resolução total do quadro, sem uso de medicamentos.
Conclusões: Os resultados deste estudo corroboram a hipótese de que a ablação por cateter não somente é a terapia definitiva para arritmia cardíaca em portadores de pré-excitação ventricular e síndrome de Wolff-Parkinson-White, como também contribuiu significativamente para a melhora do quadro clínico e estrutural de disfunção cardíaca nos pacientes avaliados. A ablação por cateter deve ser considerada para pacientes com cardiomiopatia induzida por pré-excitação ventricular, visto que esta estratégia terapêutica proporciona impacto positivo na qualidade de vida e no prognóstico.

Palavras Chave

insuficiência cardíaca; Ablação por Radiofrequência; pré-excitação ventricular

Arquivos

Área

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA / CARDIOMIOPATIA/ TRANSPLANTE

Categoria

Iniciação Científica

Autores

SAMUEL SANTOS BOA MORTE, LUIZ PEREIRA DE MAGALHAES, PEDRO HENRIQUE COSTA ALEXANDRE PEDROSA, JUSSARA PINHEIRO DUARTE, ALEX TEIXEIRA GUABIRU, ROQUE ARAS JR.