Dados do Trabalho


Título

Produção e implementação do Painel de Indicadores em Atenção Cardiovascular no Sistema Único de Saúde - iCardio

Resumo

Contexto: As doenças cardiovasculares concentram ações estratégicas para melhoria da saúde populacional em qualquer sistema de saúde. O acesso a dados precisos do comportamento de indivíduos no sistema é possível e corrobora para uma gestão proativa, preventiva e assertiva de recursos. Traduzir os dados em informações que auxiliem a gestão do cuidado é fundamental para melhorar a saúde cardiovascular dos brasileiros.
Objetivo: Descrever a produção e disponibilização do “iCardio: Painel de Indicadores em Atenção Cardiovascular no Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Métodos: Indicadores relevantes para avaliação da eficiência e qualidade dos serviços cardiovasculares foram definidos pela opinião de especialistas em cardiologia e cientistas de dados em saúde. Dados vinculados dos Sistemas de Informação Hospitalar e sobre Mortalidade (2019 e 2020) foram fornecidos pelo Ministério da Saúde. Todos os registros de pacientes que realizaram procedimentos de cirurgia cardiovascular (CC) ou cardiologia intervencionista (CI) foram selecionados. Os dados foram limpos e estruturados em um banco de dados ao nível do paciente de forma a operacionalizar o cálculo dos indicadores estabelecidos. Uma solução analítica online foi desenvolvida em PowerBI.
Resultados: A plataforma iCardio (iats.com.br/icardio) é composta por 17 indicadores centrais que se referem a aspectos de qualidade, desempenho e equidade. A usabilidade da plataforma foi pensada para facilitar acesso à informação por diferentes interessados, como gestores de saúde e pesquisadores em cardiologia e epidemiologia, permitindo análises de gestão de recursos, comparações nacionais e exploração científica. O iCardio é baseado em dados de 291.490 pacientes com 317.338 hospitalizações índice e 375.809 procedimentos (CC: 172.874; CI: 202.935) realizados em 558 centros hospitalares no Brasil. Os dados são apresentados por ano e, em cada uma das quatro visualizações, é possível selecionar o indicador de interesse e aplicar e combinar múltiplos fatores de estratificação, incluindo características dos pacientes, procedimentos específicos, centros de saúde, localização geográfica e outros.
Conclusões: iCardio é uma plataforma interativa online, de acesso aberto, baseada em dados de mundo real que provê informação sobre o cuidado cardiovascular na saúde pública brasileira, que pode ser usada como ferramenta de transformação para sustentar políticas de saúde baseada em dados e pesquisas na área cardiovascular no Brasil.

Palavras Chave

Serviço Hospitalar de Cardiologia; Dados de Saúde; Sistemas de Informação em Saúde

Área

EPIDEMIOLOGIA E POLÍTICAS DE SAÚDE / SAÚDE GLOBAL

Categoria

Iniciação Científica

Autores

MIRIAM ALLEIN ZAGO MARCOLINO, ANA PAULA BECK DA SILVA ETGES, LUCIANA RODRIGUES DE LARA, NAYÊ BALZAN SCHNEIDER, YOHAN CASIRAGHI, WANDERSON MAIA DA SILVA, CARISI ANNE POLANCZYK