Dados do Trabalho


Título

Potencial da Impressão 3D em Cirurgias Cardíacas: Uma Pesquisa de Opinião com Cardiologistas e Cirurgiões Cardíacos

Resumo

Introdução
Cirurgias cardíacas buscam a correção de deformações e lesões no aparelho cardiovascular. O conhecimento exato da anatomia é fundamental para o tratamento adequado. A impressão 3D pode acrescentar informações que os exames de imagem não trazem ao criar modelos paciente-específicos, os quais podem auxiliar no planejamento cirúrgico.

Objetivos
Avaliar a opinião de cardiologistas e cirurgiões cardíacos acerca do potencial da impressão 3D no planejamento de cirurgias cardíacas.

Métodos
Foi realizada uma pesquisa de opinião anônima com 9 cirurgiões cardíacos e 9 cardiologistas acerca do impacto de modelos 3D no planejamento de cirurgias cardíacas. Para isso, utilizou-se a escala de Likert e a ferramenta do Google Forms. O formulário contava com as seguintes afirmações:
1. A impressão 3D melhora significativamente a precisão do planejamento pré-operatório para cirurgias cardíacas complexas;
2. O uso de modelos cardíacos impressos em 3D reduz o tempo de cirurgia;
3. A impressão 3D contribui para uma melhor comunicação entre a equipe cirúrgica;
4. A tecnologia de impressão 3D é economicamente viável;
5. Você gostaria que a instituição que você trabalha tivesse a tecnologia de impressão 3D disponível;

Resultados

Com relação ao planejamento pré-operatório, há concordância sobre o benefício dessa tecnologia. Quanto à redução do tempo cirúrgico, apesar de haver divergências, a maioria dos profissionais relata um impacto positivo. Além disso, com todos os resultados favoráveis, acredita-se que o diálogo entre os profissionais é auxiliado pelos modelos, o que também pode ser considerado quanto às aplicações educacionais. Com relação à viabilidade econômica, a variação de perspectivas sugere a necessidade de mais estudos acerca de sua implementação. Por fim, os resultados indicam interesse entre os profissionais pela impressão 3D, sendo notável o consenso acerca do potencial dessa ferramenta.

Conclusões
A pesquisa indica uma visão positiva de cardiologistas e cirurgiões para a utilização da impressão 3D no planejamento de cirurgias cardíacas complexas. Esta visão está baseada em: 1) Visualização pré-operatória aprimorada da anatomia cardíaca; 2) Eficiência Operacional, já que a tecnologia contribui para a redução do tempo cirúrgico; 3) Melhoria significativa na comunicação entre profissionais de saúde. Existem divergências sobre as aplicações da impressão 3D, o que ressalta a necessidade da avaliação de seu impacto e análise dos desafios de sua ampla adoção.

Palavras Chave

impressão 3D; cirurgias cardíacas; pesquisa de opinião

Arquivos

Área

SAÚDE DIGITAL / INOVAÇÃO

Categoria

Iniciação Científica

Autores

MARIA FERNANDA RIBEIRO MENDES DE OLIVEIRA, BRENDA FICHEIRO COELHO RIBEIRO, LUIZA MEIRELES TEIXEIRA, MARIANA DE PAULA CRUZ, ANA LUISA GUEDES DE FRANÇA E SILVA, CLAUDIO TINOCO MESQUITA