Dados do Trabalho


Título

Impacto da semaglutida e demais análogos do peptídeo semelhante ao glucagon 1 em pacientes com insuficiência cardíaca - uma revisão da literatura

Resumo

Introdução
A semaglutida é um medicamento que faz parte da classe dos análogos da GLP1. Essa classe de medicamentos age por meio do aumento da secreção de insulina e redução da secreção do glucagon, promovendo o retardo do esvaziamento gástrico e a saciedade. Em estudos relacionados ao tratamento de obesidade e diabetes mellitus tipo 2 (DM2), foram encontrados indícios de possível benefício cardiovascular. Nesse sentido, esta revisão tem como objetivo identificar os impactos do fármaco na insuficiência cardíaca (IC).

Objetivo
Analisar se a semaglutida e os demais análogos da GLP-1 apresentam efeitos benéficos no tratamento e diminuição das complicações de insuficiência cardíaca.

Materiais e Métodos
Foi realizada uma revisão literária, buscando artigos publicados na base de dados PubMed, empregando os descritores “Cardiac Failure” e “Semaglutide”, conectados pelo operador booleano AND, de 2019 a 2024.

Resultados
Com base nos critérios de inclusão, foram selecionados trabalhos que discutiram o uso da semaglutida e outros análogos da GLP1 no tratamento da obesidade e/ou DM2 que mostraram melhora no quadro de IC. Os critérios de exclusão incluíram estudos incompletos e os que não abordaram especificamente desfechos relacionados à IC ou a classe de medicamentos em questão. Foram encontrados 18 artigos ao total, dentre os quais 9 preencheram os critérios para o desenvolvimento deste trabalho. Apenas 1 artigo abordou especificamente a semaglutida, desse modo foi considerado o uso de medicamentos da classe dos análogos da GLP1. Dentre os artigos analisados, 5 estudos mostraram redução da hospitalização decorrente de IC, 1 estudo mostrou redução dos sintomas relacionados à IC e limitações físicas e outro mostrou redução da ocorrência de IC no uso de albiglutida. No entanto, 2 meta-análises não identificaram redução significativa no risco de IC a nenhum análogo da GLP1 específico.

Conclusões
Segundo essa revisão, os análogos da GLP1 parecem indicar benefícios na redução da hospitalização por IC em pacientes com DM2 e/ou obesidade, não só a semaglutida, o que não é tão difundido. Contudo, ressalta-se a necessidade de novos estudos clínicos específicos na população com IC, independente da presença de obesidade ou diabetes para que possa ser avaliado o real benefício na correlação entre o uso da medicação e seu impacto desta doença, independente de outras comorbidades associadas.

Palavras Chave

insuficiência cardíaca; Análogos de GLP-1

Área

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA / CARDIOMIOPATIA/ TRANSPLANTE

Categoria

Pesquisador

Autores

ALEXIA VICTORIA KLASSEN, LUCAS KALINOWSKI VIEIRA, MARIANA DOS REIS SCHEFFER BALZER, CECÍLIA SCHNEIDER, ISABELLE TOMELIN ROTHENBURG , MARIANNA RAFAELLY SFORZA AUERSWALD PEREIRA, JOANA SCAPINELLO VALDAMERI , MAYARA JULIO BAPTISTA MIOTTO, STEPHANIE CARDOSO HELFER , LUANA BIANCHINI DA ROCHA DA ROCHA , ANA KARYN EHRENFRIED FREITAS