Dados do Trabalho


Título

Comparando a segurança da oclusão do apêndice atrial esquerdo, ablação por cateter e procedimentos combinados para a abordagem da fibrilação atrial: uma metanálise em rede.

Resumo

Introdução: O fechamento percutâneo transcateter do apêndice atrial esquerdo surgiu recentemente como uma alternativa segura e eficaz à terapia anticoagulante de longo prazo na prevenção de AVC e na redução dos riscos de sangramento em pacientes com FA não valvular. No entanto, o papel da combinação do fechamento percutâneo transcateter do apêndice atrial esquerdo e ablação por cateter em um único procedimento ainda não está claro.
Objetivos: Neste estudo, os autores buscaram comparar a segurança do fechamento percutâneo transcateter do apêndice atrial esquerdo, ablação por cateter e o procedimento combinando-os em pacientes com fibrilação atrial.
Métodos: As bases de dados MEDLINE, EMBASE e a Cochrane Central foram revisadas sistematicamente em busca de estudos que relatassem o desfecho de complicações periprocedimentos na ablação por cateter e oclusão do apêndice atrial esquerdo em uma abordagem "one-stop". O procedimento combinado dessas abordagens, o fechamento percutâneo transcateter do apêndice atrial esquerdo e a ablação por cateter isoladamente foram analisados. Foi realizada uma metaanálise em rede bayesiana para estimar os efeitos relativos entre tratamentos utilizando razão de risco (RR) e para classificar cada um de acordo com a "Surface Under the Cumulative Ranking Curve" (SUCRA).
Resultados: Identificamos 11 ensaios relevantes representando 3343 participantes. A avaliação dos valores SUCRA indicou que apenas o LAAC (0,84) emergiu como o tratamento mais eficaz para a redução das complicações periprocedimento, seguido por apenas ablação (0,60) e abordagem combinada (0,05). O risco de complicações periprocedimento foi maior para o grupo apenas ablação (RR 0,73; intervalo credível [CrI] 0,45, 1,1) e menor para o grupo LAAC (RR 0,62; CrI 0,35, 1,0) quando comparados ao grupo combinado. Na comparação indireta entre os grupos LAAC apenas e ablação apenas, não houve significância estatística (Odds Ratio [OR] 1,1; CrI 0,27, 4,4; p=0,60).
Conclusão: Nesta metanálise de rede, a abordagem combinada do fechamento percutâneo transcateter do apêndice atrial esquerdo e da ablação por cateter foi associada a um aumento de complicações periprocedimentos quando comparado aos procedimentos isoladamente. Portanto, deve-se avaliar cuidadosamente os benefícios e riscos de realizar esses procedimentos em conjunto, levando em consideração a segurança do paciente.

Palavras Chave

left atrial appendage closure; Ablação por Cateter; Fibrilação atrial.

Arquivos

Área

ARRITMIAS CARDÍACAS/ ELETROFISIOLOGIA/ ELETROCARDIOGRAFIA

Categoria

Iniciação Científica

Autores

ELÍSIO BULHÕES, VANIO L. J. ANTUNES, ROBERTO MAZETTO, MARIA L. R. DEFANTE, PEDRO ROMEIRO, ANSELMO C GARCIA, THIAGO CALVET CAVALCANTI GARCIA, CAMILA GUIDA