Dados do Trabalho
Título
Infarto Agudo do Miocárdico e um comportamento de risco modificável
Resumo
Introdução/objetivos: A associação de doença arterial coronariana (DAC) e uso de anabolizantes já é bem estabelecida na literatura. Acomete paciente jovens, com sequelas potencialmente graves ou mesmo desfecho fatal. Por se tratar de um fator de risco modificável, o objetivo deste caso é enfatizar a necessidade de identificar esse grupo de risco e conscientizar esta população dos riscos envolvidos.
Relato de caso: Paciente de 38 anos, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM) com supra desnivelamento do segmento ST de parede anterior , Killip I, submetido a trombólise com alteplase e critérios de reperfusão. Realizado cateterismo cardíaco como estratégia fármaco invasiva, que evidenciou lesão obstrutiva uniarterial – placa instável em artéria descendente anterior -, sendo angioplastada com 1 stent farmacológico e fluxo TIMI 3. Ecocardiograma evidenciou função sistólica global do ventrículo esquerdo moderada a severamente diminuída, com fração de ejeção de 32%, disfunção diastólica grau I e função do ventrículo direito preservada. Paciente apresentava como fatores de risco a síndrome da imunodeficiência adquirida, com boa adesão ao tratamento proposto, tabagismo com carga tabágica de 36 maços/ano, história familiar positiva para DAC e relato de abuso de anabolizantes – faz uso de testosterona desde os 26 anos de idade.
Discussão/conclusão: O uso de anabolizantes é capaz de aumentar cerca de 10-20% de massa muscular, o que torna seu uso corriqueiro por atletas e competidores. Por outro lado, seu uso pode ter consequências deletérias ao aumentar o risco cardiovascular, podendo evoluir com IAM, IC ou até mesmo óbito. Grande parte desta população não conhece essa relação e acredita que o potencial efeito benéfico suplanta os riscos envolvidos, como no caso em questão. Trata-se de um paciente já portador de múltiplos fatores de risco, em que o uso de anabolizantes pode ter sido determinante no seu desfecho - IAMCSST e disfunção cardíaca -com impacto direto na qualidade de vida e até mesmo sobrevida.
Palavras Chave
Infarto do miocárdio com Supra de ST; Anabolizantes; trombólise
Área
DOENÇA CORONÁRIA AGUDA E CRÔNICA / TROMBÓLISE
Categoria
Pesquisador
Autores
PATRICIA ALMEIDA , ARNALDO COUTINHO, BRUNO GARCIA, LUCAS BORGES , BERNARDO FAISCA , MARIANNA LUZ , MARCIO MONTENEGRO, ALINE STERQUE