Dados do Trabalho
Título
Quadro atípico de uma síndrome rara: cardiomiopatia de Takotsubo
Resumo
A cardiomiopatia de Takotsubo tem 4 variantes anatômicas principais e uma categoria de outras variantes raras: variante apical, típica ou clássica, variante média-ventricular, variante basal, reversa ou invertida e a variante focal. A variante clássica e mais frequente geralmente afeta o ápice do ventrículo esquerdo. Entretanto, vários casos descreveram uma variante atípica. Acredita-se que as distribuições relativas dos adrenoceptores beta-2 determinam as diferentes variantes anatômicas. Um padrão variável da STT na recidiva é comum em até 20% dos casos de recorrência. Hipocinesia média-ventricular esquerda com hipercontratilidade basal e apical é relatada em 14,6% dos pacientes.
Feminino,55 anos. Histórico patológico pregresso de asma, câncer de ovário com tratamentos cirúrgicos e quimioterapia, anorexia nervosa e depressão grave. Paciente em tratamento ambulatorial para COVID-19 leve há 3 semanas, cursando nos últimos dias com mialgia, inapetência e dispnéia. Procurou pronto-atendimento, onde se confirmou superinfecção por dengue, observando-se ainda leve distúrbio hidroelétrico e congestão pulmonar. Internada evoluiu com quadro de edema agudo de pulmão, devidamente tratada em Unidade de terapia intensiva.Em investigação etiológica, apresentava exame físico cardiovascular sem alterações. Contudo, em exames complementares demonstrou Eletrocardiograma com inversão difusa de ondas T. Angiotomografia de coronárias com alto risco cardiovascular (>20% em 10 anos); DA proximal e média com placas calcificadas e redução luminal 20-30%; CX e CD proximais com discretas placas calcificadas e redução luminal 10%.Função contrátil global e regional do VE dentro da normalidade. Ao Ecocardiograma Transtorácico encontrou-se FE de 45%; Disfunção sistólica discreta do VE às custas de alterações segmentares, acinesia de todo o segmento médio com preservação dos segmentos apical e basal;Disfunção diastólica de grau indeterminado; Insuficiência mitral discreta e derrame pleural à direita, alterações essas sugestivas de Takotsubo com apresentação atípica.
A apresentação clínica e o curso hospitalar da cardiomiopatia atípica de Takotsubo podem ser um desafio diante de um diagnóstico diferencial no paciente crítico, haja visto a já escassa descrição da Síndrome em sua forma clássica. Sendo assim, aventar tal possibilidade na sala de emergência ou na terapia intensiva carrega em si a possibilidade de mudança de desfecho e de morbimortalidade do paciente assistido.
Palavras Chave
TAKOTSUBO; atípico; Cardiomiopatia
Área
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NEGLIGENCIADAS
Categoria
Jovem Pesquisador
Autores
NARJARA LARISSA DE SOUSA LOBO FERREIRA, ANA CLAUDIA TAVARES TRONCHA , TULIO ASSUNCAO BARCELLOS , MURILO PÓVOA OLIVEIRA LUSTOSA , BRENNO AUGUSTO SCHMALTZ CHAVES, FREDERICO ANDRÉ ALVES ABREU