Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DA PROPEDÊUTICA MÉDICA COM FORNECIMENTO DO CHECKLIST DE AVALIAÇÃO FORNECIDO PREVIAMENTE

Resumo

No século a.c. IV, Hipócrates mencionou a necessidade de sistematizar de forma racional as queixas dos pacientes, dando à anamnese e ao exame físico uma estruturação que pouco difere do que se faz hoje. Ao ser inserido no contato com o paciente, deverá ser despertado no estudante de medicina, a segurança na abordagem do paciente, concentração, comunicação e conhecimento prévio da propedêutica e sintomatologia. O objetivo foi avaliar o compromisso e satisfação dos alunos com disciplina, onde o checklist de avaliação é fornecido previamente. Estudo prospectivo e observacional, entre 02/2022 a 05/2024, aprovado pelo CEP sob número 5.250.675. Aplicação questionário anônimo sobre o grau de satisfação do aluno da disciplina de propedêutica médica, acerca da satisfação com a nova metodologia instituída: “A abordagem do conteúdo”; “contribuição para sua formação?”; “Facilitação para o aprendizado?”. Acesso às listagens de presença para identificar o grau de absenteísmo às aulas e avaliações. Desempenho nas avaliações. A metodologia foi idealizada, juntamente, com a coordenação do curso de medicina em seu plano curricular, de uma disciplina de semiologia exclusivamente, prática, onde o aluno recebe seis checklist de avaliação, contendo todo o exame físico do paciente, juntamente, com todo o conteúdo, previamente, elaborado pelos professores, na forma de vídeos, mapas mentais, e roteiros contendo resumos dos temas. Há treinamento e avaliação, sequencialmente, durante o período letivo. Resultados: Total de 230 alunos responderam ao questionário, com 91% de respostas como excelente experiência e 9% boa; 95,5% dos estudantes concordaram plenamente com a facilitação do aprendizado e 4,5% apenas concordaram; 96,6% concordando totalmente com a contribuição para a formação médica e 3,4% apenas concordaram. Foi identificado que ao longo dos períodos letivos, houve entre 01% e 05% de absenteísmo nas aulas e/ou nas avaliações e o desempenho satisfatório nas avaliações. Conclusão: Houve feedback positivo em relação à metodologia proposta, além de evidenciar a grau de compromisso com a participação às aulas, através do acesso às listagens de presença e baixo índice de absenteísmo nas aulas ou avaliações. Desenvolvimento do compromisso moral nos estudantes, da liberdade com responsabilidade, percebendo a importância de aprender o conteúdo e em sua vida profissional no futuro.

Palavras Chave

educação médica; Exame Físico; Metodologia de Ensino

Área

EDUCAÇÃO EM CARDIOLOGIA

Categoria

Pesquisador

Autores

IVANA PICONE BORGES DE ARAGÃO, MARIA APARECIDA DE ALMEIDA SOUZA RODRIGUES, PAULA PITTA RESENDE CÔRTES, SARA CRISTINE MARQUES DOS SANTOS, MÔNICA MARTINEZ SEGURA TEIXEIRA COELHO, DANIELLE ABBUD BACKER, EUCIR RABELLO, JOÃO CARLOS DE SOUZA CÔRTES JUNIOR