Dados do Trabalho


Título

O Diabetes Melitus como fator fundamental na morbimortalidade de pacientes com Endocardite Infecciosa em um hospital terciário no interior do Estado de São Paulo

Resumo

INTRODUÇÃO: A Endocardite Infecciosa (EI) é caracterizada pela invasão de micro-organismo na superfície do endocárdio, o que ocorre predominantemente na região valvar, ou em dispositivos implantados no coração, como próteses, marca-passo ou cardiodesfibriladores.
É sabido que o Diabetes Melitus (DM), onde a imunossupressão é um dos pilares de sua fisiopatologia, aumenta o risco de infecções diversas, aumenta as taxas de complicações bem como da morbimortalidade, e podemos extender esses dados para os casos de EI com base em diversos estudos.

MÉTODOS: Foi realizado uma análise retrospectiva de Ecocardiogramas Transesofágicos realizados em um hospital numa cidade no interior do Estado de SP no período entre 2021 e 2023 e incluídos na pesquisa os resultados com vegetações em válvula como critério para EI.

ANÁLISE ESTATÍSTICA: A metodologia de coleta de dados foi feita a partir de análise dos exames de imagem, com verificação das seguintes variáveis: Identificação da valva acometida, avaliação de complicações, antibioticoterapia utilizada, crescimento de microrganismos em culturas, complicações ocorridas na evolução hospitalar e complicações para óbito. A ausência de achados sugestivos de endocardite ao exame transesofágico foi utilizado como critério de exclusão no rastreio dos participantes da pesquisa.

RESULTADOS: Dos 331 exames realizados, viu-se vegetações em valva num contexto clínico de EI em 11 pacientes os quais 45% eram portadores de DM. Dentre os óbitos ocorridos (54%), observou-se que 83% tinham DM. Também viu-se que os pacientes que tiveram complicações mecânicas como perfuração do folheto valvar (18% do total) eram portadores de DM.

CONCLUSÕES: Nesta análise, viu-se que a importante atribuição do DM como aditivo nas complicações e óbito dos pacientes com EI em um hospital no interior do Estado de SP. Isso corrobora com as principais pesquisas clínicas que demonstram que o papel imunossupressor do DM atua como potencializador de piores desfechos.

IMAGEM1: Imagens intraop. da perfuração em prótese nativa mitral. Avaliação do ECO TE com espessamento moderado dos folhetos da valva mitral, deslocamento sistólico do folheto posterior em direção ao átrio esquerdo e imagens filamentares móveis em ambas as  cúspides, descontinuidade de 7 mm no folheto posterior sugestiva de perfuração. FAVM: folheto anterior da válvula mitral; Ao: aorta; AE: átrio esquerdo; VE: ventrículo esquerdo; FPVM: folheto posterior da válvula mitral; PVM: prolapso da valva mitral

Palavras Chave

Endocardite infeciosa; Diabetes mellitus

Arquivos

Área

PERICÁRDIO / ENDOCÁRDIO / VALVOPATIAS

Categoria

Pesquisador

Autores

JOÃO HERCOS, GABRIEL CANDIDO, GISELE MARIA FERREIRA, CAIO TAVARES SILVA, TAMIRES GARCIA OLIVEIRA FERREIRA, ISABELLA AMORIM SANTOS