Dados do Trabalho


Título

: Índice de rigidez arterial em 178 pacientes adultos com Síndrome de Down

Resumo

Introdução: A Síndrome de Down (SD) é um distúrbio genético causado pela trissomia do cromossomo 21 (T21). O envelhecimento precoce em pessoas com SD está associado à expressão genética do cromossomo 21. Pessoas com SD envelhecem precocemente, o que leva à senescência dos órgãos e piora das características da síndrome a partir de 25 a 30 anos. O envelhecimento vascular traduz-se por aumento dos índices de rigidez arterial.
Objetivo: Avaliar índices de rigidez arterial em 178 pacientes adultos com Síndrome de Down
Metodologia: Estudo transversal e observacional no ambulatório de cardiologia do Centro de Referência em Síndrome de Down. Todos pacientes foram submetidos a medida de Pressão sistólica central (PSC), velocidade de onda de pulso (VOP) e índice de aumento normatizado (alx@75) através do dispositivo oscilométrico Arteris-AOP@ (Cardio Sistemas Comercial e IndustrialLtda, São Paulo, Brasil), registro ANVISA 10361059013. Todas as análises foram realizadas utilizando o Pacote Estatístico para Ciências Sociais (IBM SPSS, IBM Corporation, Armony, NY, EUA, 25.0). Teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para verificação da distribuição de normalidade das variáveis.
Resultado: A amostra foi de 178 pacientes adultos com Sindrome de Down, idade média de 29,21 +11,01 anos, sendo 86 (48,6%) do sexo feminino e 91 (51,4%) do sexo masculino. Para efeito comparativo, dividimos a amostra em 2 grupos etários, abaixo de 30 anos (grupo 1) e com idade igual ou superior a 30 anos (grupo 2). Em relação à obesidade, a incidência no grupo 1 foi de 67,6% da amostra e no grupo 2 de 71%. Presença de cardiopatia estrutural foi de 40,6% no grupo 1 e 37,5% no grupo 2. Diabetes mellitus foi de 18,1% no grupo 1 e 18,5% no grupo 2. Hipotireoidismo foi de 44% no grupo 1 e 49,2% no grupo 2. Não houve significância estatística entre os grupos.
.
Conclusão: Não observamos diferença significativa entre obesidade, diabetes,hipotireoidismo e presença de cardiopatia estrutural entre os grupos etários com SD. Entretanto, as medidas de pressão arterial central, VOP e alx@75 em todos grupos analisados mostraram-se baixas em relação à idade, gênero e IMC sugerindo que não há rigidez vascular precoce na SD, podendo ser um grupo menos propenso à hipertensão arterial e aterosclerose na vida adulta.

Palavras Chave

Índice de rigidez arterial; Síndrome de Down

Arquivos

Área

ATEROSCLEROSE / FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES / PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR

Categoria

Pesquisador

Autores

ANNE GERYMAIA OLIVEIRA DE MELO SILVA, NEILA ANDERS AIDAR