Dados do Trabalho


Título

Anomalia coronariana rara levando ao quadro clínico de morte súbita abortada: um relato de caso

Resumo

Uma anomalia coronariana é definida como qualquer padrão coronariano atípico, podendo ter várias apresentações anatomoclínicas. A relevância do tema consiste na relação entre a variação anatômica e o surgimento de possíveis complicações. Este estudo tem o objetivo de relatar uma forma incomum de anomalia da artéria coronária direita (CD), com esta artéria tendo origem no tronco coronário esquerdo (TCE), o que possui incidência estimada de 0,05% a 0,1%.
Paciente do sexo feminino, 49 anos, com histórico de HAS e CA de tireoide. Internou-se para realização de cirurgia oncológica na medula espinhal. Por histórico de PCR em cirurgia prévia, foi solicitado avaliação de risco cardiovascular. Na consulta cardiológica, a paciente apresentava-se assintomática do ponto de vista cardiovascular, Ecocardiograma Transtorácico com FEVE preservada, sem disfunção segmentar de VE; classificada como alto risco (> 11) conforme algoritmo de EMAPO, por morte súbita revertida em procedimento cirúrgico prévio. Foi então transferida para hospital de referência para realização de cineangiocoronariografia. No procedimento identificou-se origem anormal da CD, originando-se do tronco da coronária esquerda como óstio conjunto (FIGURA 1). Foi solicitado uma angiotomografia computadorizada de coronárias (FIGURA 2), a fim de definir a anatomia, uma vez que se houver trajeto entre a aorta e o tronco pulmonar (TP), há risco de morte súbita em situações de estresse. Neste exame foi identificada uma única artéria saindo acima do seio esquerdo. Ao nível de origem do tronco da coronária única, os ramos descendente anterior e circunflexo não sofrem alterações significativas em seu trajeto, no entanto há uma interposição da CD anômala com a aorta e o TP, que pode levar a compressão em situações de estresse, o que é capaz de justificar a PCR prévia.
As anomalias coronarianas em que a CD sai do TCE são raras e potencialmente preocupantes. Sobre os estudos coronarianos, a cineangiocoronariografia não deve buscar só coronariopatias, mas também anomalias anatômicas. Ao perceber a anormalidade no cateterismo cardíaco, a execução de uma angiotomografia computadorizada em seguida foi fundamental para determinar o percurso da coronária anômala, e assim foi encontrada uma causa para a PCR. Desse modo, apesar de nem sempre danosas, as anomalias coronarianas são um possível diagnóstico diferencial para casos de morte súbita, e os corretos exames de imagem são fundamentais para o diagnóstico e para a conduta.

Palavras Chave

ORIGEM ANOMALA DE CORONARIA; Anomalia Coronariana; Morte Súbita

Arquivos

Área

IMAGEM CARDIOVASCULAR

Categoria

Jovem Pesquisador

Autores

JOÃO VICTOR PONTE BEZERRA, ANTÔNIO ALVES SOBREIRA NETO, ARTHUR VITOR COUTO SOUSA, EDUARDA LIMA VERDE FERREIRA , PEDRO HENRIQUE VIANA MOURA, VINÍCIUS CHAGAS MORAIS MOREIRA, NARA KELLY RIBEIRO LIMA, LAIS MARIA PEREIRA SOUSA, JOSÉ GUILHERME MACEDO, GABRIEL COELHO ALMEIDA, JOSÉ MARIA BEZERRA FILHO , VICENTE LOPES MONTE NETO