Dados do Trabalho


Título

Resultados da implementação de um protocolo de dor torácica a nível nacional

Resumo

Introdução: Protocolos são ferramentas fundamentais para atendimento médico. Padronizam o atendimento nas melhores evidências e geram dados que permitem mensurar a qualidade da assistência prestada, propiciando uma revisão contínua dos processos. A dor torácica é a segunda causa principal de atendimento nas emergências e pronto atendimentos.
Metodos: Análise dos resultados da implentação de um protocolo de atendimento a dor torácica a nível nacional, na maior rede privada de hospitais do Brasil. Todos os pacientes atendidos no pronto-atendimento e emergências com quadro clínico de dor torácica são incluídos em um protocolo de dor torácica. A presente análise identificou pacientes cujo diagnóstico final foi confirmado como síndrome coronariana aguda (SCA)
Resultados: De 01 de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2023, 29.079 pacientes foram atendidos com dor torácica nos hospitais participantes do protocolo, em 13 estados, sendo 48.5% no estado de São Paulo e 33.5% no estado do Rio de Janeiro (33.5%). 5666 pacientes tiveram o diagnóstico de SCA confirmada, com mediana global de idade de 62 anos. Homens representam 68% dos casos de SCA. Dos pacientes com SCA, 69% são hipertensos, 42% tem dislipidemia, 33% são diabéticos e 19% são tabagistas. A mediana do tempo porta eletrocardiograma foi 4 minutos, e a mediana do tempo porta-agulha foi de 67 minutos, com progressiva redução de 2019 a 2023 (81 min em 2019 e 67 min em 2023). A taxa de mortalidade intra-hospitalar para pacientes com SCA foi 2.5%, sendo 0.7% em
pacientes com angina instável, 2.6% para pacientes com SCA sem supra de ST, e 7.1% para pacientes com SCA com supra de ST.
Conclusão: A implementação de um protocolo de dor torácica a nível nacional permitu a adequação de tempos porta-eletro e porta-agulha dentro das metas estabelecidas, e resultou em uma mortalidade dentros das métricas internacionais, para pacientes com síndrome coronariana aguda.

Palavras Chave

Dor torácica; síndrome coronariana aguda; protocolo

Área

EPIDEMIOLOGIA E POLÍTICAS DE SAÚDE / SAÚDE GLOBAL

Categoria

Pesquisador

Autores

ANTONIO AURELIO DE PAIVA FAGUNDES JR , RAFAEL AUGUSTO MENDES DOMICIANO, MURILO DE ALBUQUERQUE LIMA, CARLOS JOSE DORNAS GONÇALVES BARBOSA , RAFAEL ALVES FRANCO, FABIO AUGUSTO DE LUCA , BRUNO CRUZ , ANDRE FELDMAN, THIAGO LIBANO , LUIZ FELIPE MIRANDA , ANGELINA SILVA CAMILETTI , OLGA FERREIRA DE SOUZA