Dados do Trabalho


Título

Índice de imunoinflamação sistêmico e mortalidade de pacientes com doença arterial coronária crônica: um estudo retrospectivo

Resumo

INTRODUÇÃO: O índice imunoinflamatório sistêmico (IIS) tem sido estudado como um potencial marcador prognóstico em doenças cardiovasculares, porém não existem dados de seu uso na doença arterial coronária (DAC) crônica. O objetivo do estudo, portanto, foi avaliar o valor prognóstico do IIS em pacientes com DAC crônica.
MÉTODOS: Uma coorte retrospectiva em que foram avaliados 15.166 pacientes com DAC crônica em seguimento médio de 5,6 anos e incidência de 1.355 mortes. O IIS foi calculado pela fórmula[IIS = (Neutrófilos×Plaquetas)/Linfócitos]. Foram aplicados testes t-Student paracomparar as diferenças de IIS em pacientes que morreram e que sobreviveram. Os pacientes foram divididos em um grupo de alto IIS (>502640) e baixo IIS (≤502640) com base nas análises de curva ROC. Para avaliar a independência dos fatores de risco, foi aplicada regressão de Cox, utilizando a mortalidade como desfecho ajustado pelo IIS categorizado em baixo e alto, idade, índice de massa corporal, hematócrito, creatinina, glicemia em jejum, ácido úrico, triglicérides, colesterol total, HDL-c, LDL-c, peptídeo natriurético tipo B (BNP) e fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE).
RESULTADOS: A amostra foi composta por participantes com média de idade de 68,2±10,6 anos; 9.931 (65,5%) homens. A taxa de morte foi maior nos pacientes com maior valor do IIS comparados aos sobreviventes (947054±1242460 vs. 548021±439194; p<0,001). O ponto de corte de IIS para classificação encontrado pela curva ROC foi de 502640, com sensibilidade de 60,7% e especificidade de 49,6%. O IIS maior foi a variável independente mais importante associada com o risco de morte (HR=2,043; CI95%=1,378- 3,031; p<0,001) quando ajustado por outros fatores de risco.
CONCLUSÕES: O IIS foi um preditor de mortalidade de pacientes com DAC crônica, mostrando-se melhor que os biomarcadores tradicionais e com potencial uso clínico para estratificação de risco individual.

Palavras Chave

Aterosclerose; DAC; INFLAMAÇÃO

Área

ATEROSCLEROSE / FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES / PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR

Categoria

Iniciação Científica

Autores

GUSTAVO HENRIQUE FERREIRA GONÇALINHO, DAVI PARAGUASSU MARTINS, JOÃO MATHEUS DOMINGOS DA CRUZ SÁ, MARIA EDUARDA BERGAMO, MARIANA INGRID SILVA SILVEIRA, LUIZ ANTONIO MACHADO CESAR, ANTÔNIO DE PÁDUA MANSUR