Dados do Trabalho


Título

MIOCARDITE PÓS PICADA DE ESCORPIÃO

Resumo

INTRODUÇÃO Os acidentes com animais peçonhentos mais comum no Brasil são os causados por escorpiões. A gravidade do quadro depende da espécie do animal, da quantidade de veneno inoculada e da idade do paciente – quanto mais jovem, pior tende a ser o desfecho. Dentre as complicações pode-se citar o choque cardiogênico, desencadeado por ativação simpática e os efeitos diretos do veneno sobre o miocárdio. É fundamental identificar e manejar esses tipos de acidentes para garantir um melhor desfecho.
DESCRIÇÃO DO CASO Y.C.S.J, 1 ano e 6 meses, dá entrada no dia 17/08/2023 em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 5 horas após picada de escorpião amarelo em dorso de mão direita. Evolui com vômitos e rebaixamento do nível de consciência, necessitando de encaminhamento para o nosso serviço onde apresentou insuficiência respiratória e choque cardiogênico. Foi prescrita expansão volêmica e soro antiescorpiônico e realizados exames complementares: eletrocardiograma com taquicardia sinusal e intervalo QT prolongado, ecocardiografia transtorácica com disfunção de ventrículo esquerdo – levantando-se a hipótese diagnóstica de miocardite aguda por acidente escorpiônico grave. Encaminhado à unidade de terapia intensiva (UTI) e iniciado Milrinona para suporte inotrópico, além de demais manejos da IC, evoluindo com melhora clínica significativa, suspendendo uso de milrinona dois dias após admissão. Realizados novos exames para avaliação e constatada melhora da função ventricular. Paciente tem alta e seguiu realizando acompanhamento, com último ecocardiograma do dia 12/03/2024 sem alterações.
CONCLUSÕES Acidente escorpiônico representa uma potencial emergência médica que demanda medidas imediatas. As complicações desse tipo de intoxicação devem ser investigadas, dentre elas a miocardite. Ecocardiografia e marcadores laboratoriais podem ajudar na elucidação do quadro, sendo fundamental aplicar o mais precocemente possível o soro antiescorpiônico e medidas inotrópicas se necessárias para manutenção de perfusão tecidual.

Palavras Chave

Miocardite; insuficiência cardíaca

Arquivos

Área

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA / CARDIOMIOPATIA/ TRANSPLANTE

Categoria

Jovem Pesquisador

Autores

JOAO FERNANDO ESTEVES NEVES, NATHAN MEDEIROS FRENESDA, FENRANDO SILVA TSUNODA, JULIA BRAMBILLA CASTELETTI, AMANDA DA SILVA LIMA, CEZAR EUMANN MESAS, GIOVANA MUNHOZ KHALIL, RAFAEL GOULART ARAUJO, VINICIUS AUGUSTUS BARUSSO BELEZE, HENRIQUE MOTOKI DE OLIVEIRA