Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE ASPECTOS ESTRUTURAIS CARDÍACOS DE RATOS SUBMETIDOS A MISTURA DE DESREGULADORES ENDÓCRINOS.

Resumo

Introdução: Os desreguladores endócrinos (DE) são substâncias que alteram a biossíntese hormonal e promovem efeitos tóxicos ocasionando doenças cardiovasculares. Entretanto, os efeitos da associação de vários DE a longo prazo na estrutura cardíaca não foram elucidados. As alterações estruturais da matriz extracelular cardíaca, em especial do colágeno, podem contribuir para o aumento da rigidez e diminuição da fração de ejeção ventricular. 
 Objetivo: Avaliar os efeitos crônicos de uma mistura de DE nos aspectos estruturais cardíacos relacionados ao colágeno. 
 Métodos: Fêmeas prenhes da linhagem Sprague-Dawley foram divididas em 2 grupos experimentais: Grupo CT, n=10, (veículo: óleo de milho, por gavagem) e Grupo DEMix, n=10, receberam 32,11mg/kg/dia da mistura constituída de doze DE (ftalatos, pesticidas, filtros u.v., bisfenol A, butilparabeno) diluídos em óleo de milho (2ml/kg), por gavagem. Os DE foram dados as ratas prenhes ou lactentes do dia gestacional 7 (DG7) até o dia pós-natal 21 (DPN21). Após o desmame, no DPN22, os filhotes machos da geração F1 continuaram a receber a mistura de DE até os 220 dias de idade, e após foram eutanasiados e o ventrículo esquerdo dissecado. Cortes histológicos do ventrículo esquerdo foram corados por Picrosírius Red para análise de percentual de colágeno, e após submetidos a luz polarizada para avaliação dos tipos de colágeno e também foi realizada a dimensão fractal.  
Resultados: Não houve aumento significativo de colágeno cardíaco (CT= 6.32 ± 2.80% vs. DEMix= 4.49 ± 1.22%, p=0,90) e nos tipos I e III de colágenos (Tipo I: CT= 17.86 ± 1.62 ua vs. DEMix= 18.25 ± 2.62 ua, p=0,71; Tipo III: CT= 2.75 ± 1.36 ua vs. DEMix= 4.55 ± 2.24 ua, p=0,06). Não foram encontradas alterações significativas na análise da dimensão fractal (CT= 1.61 ± 0.07 ua vs. DEMix= 1.66 ± 0.06 ua, p=0,12). 
Conclusão: A mistura de DE de forma crônica, desde a gestação, não apresentou impactos negativos na quantidade, tipos e organização dos colágenos cardíacos.

Palavras Chave

Desregulador endócrino; Colágeno cardíaco; Dimensão Fractal. 

Área

FISIOLOGIA CARDIORESPIRATÓRIA / CIÊNCIA BÁSICA

Categoria

Iniciação Científica

Autores

ANA CAROLINA BISCOLA CATUCCI, GISELE CORREIA DA SILVA, CATHARINA YUK TAYAMA, ALESSANDRA GOMES DUARTE RODRIGUES , MURILO PERRETI SILVA, LEONARDO DE OLIVEIRA MENDES, ANA PAULA COELHO FIGUEIRA FREIRE , RODRIGO GUIMRÃES VIEIRA DE CARVALHO , THAINA CAVALLERI SOUZA, FRANCIS LOPES PACAGNELLI