Dados do Trabalho


Título

Explante de TAVI: Um relato de caso

Resumo

Introdução: O TAVI (implante percutâneo de válvula aórtica) tem sido amplamente utilizado no tratamento da estenose aórtica (EAo) grave. A necessidade de seu explante é um cenário desafiador com alto risco de complicações. Relato de caso: Feminino, 64 anos, portadora de doença renal crônica submetida a transplante é diagnosticada com EAo grave. Em razão de comorbidade e vontade da paciente, optado por TAVI femoral com implante de prótese SAPIEN 3 20 mm (Edwards Lifesciences™). Três anos após TAVI, internada em hospital externo por trombose valvar após infecção por COVID-19, com resolução após anticoagulação com varfarina por 6 meses. Reinternada por cansaço e dispneia, com ecocardiograma revelando velocidade de fluxo e gradiente médio transvalvares de 4,7m/s e 56 mmHg, respectivamente. Angiotomografia evidenciou prótese com discreto espessamento e mínima calcificação dos seus folhetos, com hipoatenuação da base dos seus 3 folhetos, sugestivo de trombose. Nova tentativa de tratamento com anticoagulantes sem sucesso.
Discutido em Heart Team e optado por explante de TAVI e troca valvar cirúrgica, em razão de risco de mismatch e oclusão coronária se TAVI-in-TAVI. Na cirurgia, verificada presença de tecido neoformado amorfo acima dos folhetos da prótese e abaixo do plano valvar. Realizada troca por bioprótese bovina Intuity 19 (Edwards Lifesciences™). Evoluiu com sangramento pós-operatório aumentado. Anatomopatológico de TAVI demonstrou alterações degenerativas crônicas com áreas de calcificação e trombo recente. Recebeu alta hospitalar no 10º dia pós-operatório em boas condições clínicas. Discussão: No estudo EXPLANTORREDO-TAVR, o explante de TAVI esteve associado a risco significativamente maior de morte aos 30 dias e 1 ano quando comparado ao valve-in-valve aórtico.Em análise de pacientes (pts) submetidos à troca valvar cirúrgica no registro STS( Society of Thoracic Surgeons), aqueles previamente submetidos a TAVI tiveram um risco maior de óbito durante a cirurgia de explante, quando comparados a indivíduos submetidos a uma segunda troca valvar cirúrgica. Conclusão: A indicação de TAVI a pts jovens e maior expectativa de vida torna crucial o papel do Heart Team em orientar qual deve ser a primeira estratégia para o tratamento da EAo neste subgrupo de pts. Embora de maior risco, o explante de TAVI deve ser considerado em casos em que o TAVI-in-TAVI não seja possível.

Palavras Chave

TAVI; Complicação TAVI; TAVI-IN-TAVI

Área

CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Categoria

Jovem Pesquisador

Autores

FERNANDA SEGURA CAMPOS, MILENA FERNANDES CASTRO, FERNANDO HIDEKI ASSAKAWA, DIMYTRI ALEXANDRE DE ALVIM SIQUEIRA, RAMEZ ANBAR, FABIO BISCEGLI JATENE, GABRIEL JOSE RIBEIRO, JHONATHAN LUIZ DE GOUVEIA, MARIA ISABEL MAGELA CANGUSSU, LARISSA SEBOLD, ANTONIO MARIA ZACCARIA DO NASCIMENTO, BERNARDO NOYA DE ALVES ABREU