Dados do Trabalho
Título
ABLAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA EM PACIENTES COM CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA OBSTRUTIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ATUALIZADA E META-ANÁLISE
Resumo
Introdução: A ablação por cateter por radiofrequência (ACRF) surgiu como uma opção terapêutica para miectomia cirúrgica e ablação septal alcoólica (AAS) em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva (CMHO), mas sua eficácia ainda não está clara.
Métodos: PubMed, Embase e Scopus foram sistematicamente pesquisados em busca de estudos que avaliassem os desfechos de eficácia de pacientes com CMHO submetidos à ACRF. Diferenças médias (DMs) com intervalos de confiança (IC) de 95% foram calculadas usando um modelo de efeitos aleatórios e a heterogeneidade foi avaliada usando a estatística I2.
Resultados: Foram incluídos 11 estudos com 470 pacientes, dos quais 34,6% eram do sexo feminino. A média de idade dos pacientes variou de 43,7 a 60,7 anos. Durante o seguimento após a ACR, houve redução significativa do gradiente na via de saída do ventrículo esquerdo (VSVE) em repouso (DM -60,25 mmHg; IC 95% [-70,53; -59,14 mmHg]; p<0,01) e durante a estimulação (DM -83,56 mmHg; 95% IC [-100,36;-66,76 mmHg]; p<0,01). Além disso, a RFCA reduziu a espessura do septo interventricular (SIV) (DM -3,61mm; 95% IC [-5,64; -1,59mm]; p=0,01) e a classe New York Heart Association (NYHA) (MD -1,46; 95% IC [-1,69; -1,24]; p< 0,01).
Conclusões: Em pacientes com CMHO, a ACR foi associada com uma melhora da classe NYHA, redução da espessura do SIV e diminuição do gradiente na VSVE em repouso e com estimulação.
Palavras Chave
Hypertrophic Cardiomyopathy
Área
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA / CARDIOMIOPATIA/ TRANSPLANTE
Categoria
Iniciação Científica
Autores
ANTONIO DA SILVA MENEZES JR, MURILO RIBEIRO SANCHES, ERNANI DE OLIVEIRA FILHO, ELIAS JUNIOR RAMOS DE OLIVEIRA, VINICIUS MARTINS RODRIGUES OLIVEIRA, HENRIQUE LIMA DE OLIVEIRA, ANA LUÍSA GUEDES DE FRANÇA E SILVA, VINICIUS DOS SANTOS ROMÃO, JOSÉ GONÇALVES FERREIRA NETO, KHISSYA BEATRYZ ALVES DE LIMA