Dados do Trabalho
Título
Impacto do tratamento antiparasitário na função ventricular avaliada pelo Speckle tracking strain
Resumo
INTRODUÇÃO: O tratamento antiparasitário na doença de Chagas é controverso, mas os estudos apontam um benefício nos pacientes que não desenvolveram cardiopatia grave.
OBJETIVO: Avaliar a função ventricular esquerda através do Strain bidimensional em
pacientes com doença de Chagas antes e após o tratamento com benzonidazol.
MÉTODOS: Foi realizada uma coorte prospectiva de pacientes com DC com a inclusão de pacientes com forma cardíaca indeterminada e forma cardíaca leve, com fração de ejeção maior ou igual a 45%. Foram excluídos pacientes com clínica de insuficiência cardíaca, presença de fibrilação atrial, doenças sistêmicas significativas ou presença de dispositivos de estimulação cardíaca implantados. Avaliamos, por meio do teste T pareado, o Strain bidimensional do ventrículo esquerdo dos pacientes antes do tratamento antiparasitário e 6 meses após o término do tratamento.
RESULTADOS: Foram incluídos ao todo 52 pacientes com idade média de 55,7 ± 11,4 anos, sendo 43 (82%) do sexo feminino e 9 (18%) do masculino. Todos os parâmetros ecocardiográficos foram semelhantes antes e após o tratamento com benzonidazol. Entretanto, ao avaliar o Strain bidimensional nos cortes de duas, três e quatro câmaras, resultando no Strain global longitudinal, observamos uma melhora significativa do seu valor absoluto de 16,28% para 18,14% (p<0,001).
CONCLUSÃO: O tratamento antiparasitário específico com benzonidazol melhorou parâmetros ecocardiográficos de disfunção ventricular esquerda subclínica em pacientes com doença de Chagas sem cardiopatia grave. Mais estudos são necessários para avaliação do impacto do tratamento em desfechos clínicos nesse perfil de paciente.
Palavras Chave
Strain; chagas; Benzonidazol
Arquivos
Área
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NEGLIGENCIADAS
Categoria
Iniciação Científica
Autores
GABRIEL SOARES E SILVA, LUÍS HENRIQUE COELHO PINTO, ESTER CERDEIRA SABINO, ANTONIO LUIZ PINHO RIBEIRO, SILVANA DE ARAÚJO SILVA, LEA CAMPOS DE OLIVEIRA, SOFIA LUCENA ZANETTI, TIAGO RAFAEL DOS SANTOS, JEAN FALUBA MACHADO, JEROEN ADRIANO NYSSEN, GUSTAVO HENRIQUE SILVA AMBROSIO VIEIRA, MARIA DO CARMO PEREIRA NUNES