Dados do Trabalho


Título

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR SECUNDÁRIO A MIXOMA EM ÁTRIO DIREITO

Resumo

INTRODUÇÃO
O mixoma cardíaco (MC) é a causa mais comum de tumor cardíaco benigno. Sua incidência é inferior a 0,1%. Localizado na maioria das vezes no átrio esquerdo e menos comumente, no átrio direito, raramente nos ventrículos. As manifestações cardiovasculares dependem da localização anatômica do tumor, dentre elas: obstrução, embolização, arritmias e sintomas constitucionais. Trombos estão entre os diagnósticos diferenciais por apresentarem semelhanças clínicas e morfológicas, o que pode dificultar o diagnóstico.
RELATO DO CASO
Paciente do sexo masculino, 46 anos, diabético, obeso,infarto agudo do miocárdio prévio aos 33 anos e ex-tabagista. Admitido com dispneia aos pequenos esforços,ortopneia associada a edema de membros inferiores. Nega lipotimia ou síncope. Ecocardiograma transtorácico evidenciou massa no interior do átrio direito, próximo ao óstio do apêndice atrial, medindo 14x10x8 mm,disfunção sistólica leve de ventrículo direito (VD), corroborada com ressonância magnética (RM), sugestiva de mixoma .Complementou avaliação com angiotomografia pulmonar, evidenciada extensa falha de enchimento na artéria pulmonar direita na porção distal, ramos lobares (lobo médio e inferiores e segmentares anterior e medial do lobo inferior direito) e discreto foco de falha de enchimento central em ramo arterial pulmonar inferior esquerdo. Iniciada anticoagulação plena com enoxaparina com melhora progressiva dos sintomas. Alta hospitalar com rivaroxabana 15mg (bd) por 21 dias , e 20 mg /dia após esse período. RM de controle em 45 dias com massa única na parte superior do átrio direito, medindo 9,3x7,9 mm e recuperação da função do VD. Melhora expressiva da classe funcional.
CONCLUSÃO
Os tumores cardíacos primários são raros, benignos em mais de 75% dos casos, representados pelos mixomas macroscopicamente, de característica pedunculada e gelatinosa.Neste relato de caso, destaca-se uma complicação de baixa incidência decorrente de um mixoma, a embolização para artérias pulmonares. A estabilização clínica é necessária e seguimento de perto para posterior programação cirúrgica.

Palavras Chave

Mixoma atrial

Área

CARDIO-ONCOLOGIA

Categoria

Iniciação Científica

Autores

MARIA PAULA RIGHETI GONÇALVES, MILENA REGO DOS SANTOS, ANA LETÍCIA BARREIROS PINTO, VITHÓRIA VIDOTTI NEVES, GABRIELA ZAGNI, FABIOLA ARAGÃO LEITE, TEREZA CRISTINA FELIPPE GUIMARÃES