Dados do Trabalho


Título

Choque cardiogênico como primeira manifestação da doença de Emery-Dreifuss.

Resumo

Introdução: As doenças musculares hereditárias incluem um espectro heterogêneo de distúrbios clínicos e causas que compreendem miopatias distróficas e não distróficas, miopatias mitocondriais, miopatias de armazenamento e canalopatias musculares. O coração está́ envolvido em muitas dessas doenças nas quais o fenótipo cardíaco inclui quase todos os tipos de cardiomiopatias, defeitos de condução com ou sem cardiomiopatias e taquiarritmias supraventriculares e ventriculares. As doenças musculares hereditárias mais comuns com fenótipos cardíacos dilatados e hipocinéticos incluem as distrofinopatias, distrofias musculares de cinturas (LGMD) e distrofias musculares de Emery-Dreifuss (EDMD). A cardiomiopatia EDMD é tipicamente dilatada e hipocinética e frequentemente associada à doença de condução atrioventricular (AV), como descrito no caso.
Relato de caso:Paciente do sexo feminino, 16 anos, foi admitida na emergência de um hospital terciário ( Hospital do norte do Paraná) em franco sinais de choque cardiogênico. Á chegada, hipotensa, necessitando de doses crescentes de vasopressor, perfusão periférica lentificada, com necessidade de inotrópico. Raio X de tórax com aumento da área cardíaca. Exames laboratoriais para provas inflamatórias negativos, com presença de peptídeo natriurético cerebral 4311 pg/mL. Ao observar a marcha da paciente, evidenciou que caminhava na ponta dos pés . Realizado ecocardiograma transtorácico com Strain, com dilatação do ventrículo esquerdo, com diâmetro diastólico de 54 mm, átrio esquerdo com 52,3 ml/m2. Disfunção sistólica do ventrículo esquerdo de grau importante secundário á hipocontratilidade miocárdica difusa, com fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 29%. Strain global do ventrículo esquerdo reduzido 10,3% ( figura 1).
Diante dos achados, anamnese e exame clínico, realizou-se biópsia muscular onde foi evidenciado variação no tamanho das fibras, com fibras hipertróficas e pequenas e arredondas, associadas a aumento do interstício. Sugerindo que esses achados podem ser compatíveis com distrofias musculares , especialmente de cinturas, Emery-Dreifuss. Realizado teste genético foi encontrado uma variante de significado clínico indeterminado ( VUS) no gene PLEC.
Conclusão: O diagnóstico da distrofia muscular de Emery-Dreifuss muitas vezes é desafiador, uma vez que pode não se apresentar com as características habituais da doença.Espera-se que com esse estudo, meios e resolução de novos casos semelhantes.




Palavras Chave

Emery-Dreifuss; Disfunção Ventricular Esquerda;

Arquivos

Área

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA / CARDIOMIOPATIA/ TRANSPLANTE

Categoria

Jovem Pesquisador

Autores

THAISA PAULA PERINI, JOAO FERNANDO ESTEVES NEVES, NATHAN MEDEIROS FRESNEDA, LUIZ EDUARDO GUISELI GALLINA, LIATRICIA ESCORCIO DE BRITO, NAIARA CAROLINE MAKINIKS, FERNANDA COIMBRA BRUSTULIN, PAULO HENRIQUE VERRI