Dados do Trabalho


Título

Questionário de Escore de Sódio com Manual Fotográfico: uma nova ferramenta para pacientes com hipertensão arterial avaliada no período pré-pandemia e pandemia

Resumo

Introdução: O sódio urinário de 24 horas (NaU24h) é adotado como padrão ouro para o consumo de sódio. Mas, em virtude de dificuldades associadas à coleta precisa da amostra urinária, outras ferramentas vêm sendo estudadas, entre elas estão os questionários de frequência alimentar combinados com elementos visuais.
Objetivo: Avaliar o Questionário de Escores de Sódio com Manual Fotográfico (QES-MF) para uso no atendimento ambulatorial de indivíduos com hipertensão arterial (HA) em um hospital de cardiologia no período pré-pandemia (PPP) de Covid-19 e no período pandêmico (PP).
Método: Estudo transversal observacional com pacientes com HA recrutados para avaliação da pontuação do QES-MF a partir da frequência de consumo de alimentos ricos em sódio (≥ 400 mg de sódio em 100 g do alimento) presentes em uma tabela de composição de alimentos nacional e o consumo de sódio de adição per capita, comparando com o NaU24h. Foram excluídos pacientes que não assinaram o termo de consentimento, eram incapazes de responder as questões propostas, cuja coleta da amostra de urina foi realizado de forma inadequada e/ou não concluíram o estudo (retirada de consentimento ou óbito). O coeficiente de correlação de Spearman foi empregado para avaliar a pontuação do QES-MF com o NaU24h. Um valor de p < 0,05 foi considerado estatisticamente significativo. As análises estatísticas foram realizadas no software SPSS 29.0.1.0.
Resultados: A amostra foi composta por 39 indivíduos, sendo que 46,2% (n=18) foram recrutados no PPP e 53,8% (n=21) no PP. A mediana da pontuação total do QES-MF para a amostra total foi de 172,4 (128,6 – 228,5) pontos, sendo que as pontuações parciais de alimentos ricos em sódio e de sódio de adição foram, respectivamente, de 77,7 (63,5 – 99,8) e 83,3 (55,6 – 110,0). Observou-se uma correlação positiva muito forte na pontuação do QES-MF do grupo PPP com o NaU24h (r = 0,936; p < 0,001), enquanto que, no grupo PP, foi encontrada correlação positiva forte entre os pontos do QES-MF e o padrão ouro (r = 0,843; p < 0,001;).
Conclusão: Concluímos que o QES-MF desenvolvido para uso no atendimento ambulatorial de pacientes com HA de um hospital de cardiologia apresenta correlação significativa com o método padrão ouro, sendo viável o uso dessa ferramenta inovadora na rotina da presente instituição. Devido à população-alvo ser específica, a transposição do QES-MF para indivíduos com outras doenças e/ou níveis de atenção em saúde requer que sejam realizados novos estudos.

Palavras Chave

Sódio; Hipertensão; consumo alimentar

Área

NUTRIÇÃO

Categoria

Jovem Pesquisador

Autores

ANA LUÍSE DUENHAS-BERGER, LUIZ APARECIDO BORTOLOTTO