Dados do Trabalho


Título

Mixoma cardíaco e suas distintas apresentações clínicas: uma série de relato de casos

Resumo

Introdução: Os tumores cardíacos primários são raros, sendo o mixoma cardíaco (MC) o mais comum. Sua incidência anual é de aproximadamente 0,5 casos a cada 1 milhão de indivíduos, sendo mais prevelente no sexo feminino (2:1). Em 75% dos casos encontra-se pediculado à parede interatrial do átrio esquerdo (AE) e sua sintomatologia pode estar relacionada com uma tríade de complicações, constituída por: obstrução ao fluxo de via de entrada, embolia arterial e sintomas constitucionais sistêmicos. Histologicamente definido como sendo tumor benigno, sua evolução pode ser desfavorável por possibilidade de morte súbita devido a fenômenos tromboembólicos, sendo necessária a excisão cirúrgica.
Objetivo geral: Relatar a evolução desta patologia cardiovascular rara, através de uma série de relatos de casos.
Métodos: Estudo observacional e descritivo do tipo série de relato de casos. Os dados foram obtidos através da análise de prontuários de pacientes com MC em um hospital de referência e consultório cardiológico privado, identificados pelo CID-10 D15.1 (neoplasias benignas de coração), entre 2008 e 2023.
Resultados: Foram relatados 5 casos de MC, sendo dois em pacientes do sexo feminino e três em pacientes do sexo masculino. A idade dos pacientes variou de 36 a 80 anos. Destes casos, 80% ocorreram no AE e 20% no átrio direito. Quanto à sintomatologia, quatro pacientes apresentavam sintomas hemodinâmicos, principalmente dispneia e ortopneia, ocasionados pela obstrução dinâmica tumoral em via de entrada do ventrículo esquerdo (figura 1), com consequente congestão retrógrada. Uma das pacientes estava assintomática. Todos os pacientes realizaram ecocardiograma transtorácico e apenas um deles realizou ecocardiograma transesofágico como avaliação complementar diagnóstica. Os cinco pacientes foram submetidos à cirurgia cardíaca aberta com excisão do tumor e resolução do quadro, sem intercorrências.
Conclusão: O MC é uma condição rara, cuja apresentação clínica pode ser confundida com sintomas de insuficiência cardíaca ou estenose mitral. O diagnóstico precoce, através de exames de imagem, bem como o direcionamento adequado do paciente ao serviço de cirurgia cardíaca é de suma importância para a resolução do quadro. A exérese cirúrgica é curativa, sendo que a recidiva do tumor é incomum.

Palavras Chave

Neoplasia benigna de coração; Mixoma; Relato de caso.

Arquivos

Área

DOENÇAS CARDIOVASCULARES NEGLIGENCIADAS

Categoria

Iniciação Científica

Autores

BRUNO DANIEL RENZI, CAROLINE DE OLIVEIRA FISCHER BACCA, SAMANTHA CRISTIANE LOPES, ISABELA CATARINA GARLINI, JULIA FERNANDA GUCKERT BECKER, JÚLIA VENTURI DE SOUZA