Dados do Trabalho
Título
Infarto agudo do miocárdio por dissecção espontânea de artéria coronária em paciente do sexo masculino
Resumo
INTRODUÇÃO: A dissecção espontânea de artéria coronária (DEAC) é um evento raro que causa a síndrome coronariana aguda, e está ligada à presença de hematomas intramurais que comprometem a estrutura normal do vaso e promovem isquemia local ao comprimir sua luz verdadeira. Cerca de 90% dos casos descritos na literatura são de mulheres e em sua maioria descobertos na necrópsia. As características da DEAC em homens é pouco compreendida, já que é normalmente associada a mulheres e gestantes. Relata-se um caso incomum de DEAC, em paciente do sexo masculino e sem problemas cardiovasculares prévios.
DESCRIÇÃO DO CASO: Homem, 60 anos, médico, hipertenso, dislipidêmico e sedentário, classificado como moderado risco cardiovascular. Há 6 meses, realizou exames cardiológicos para check up, mesmo estando assintomático do aspecto cardiovascular. Os exames mostraram um coração estruturalmente normal, tendo realizado teste ergométrico máximo sem sinais de isquemia miocárdica. Há um mês, apresentou precordialgia intensa, em repouso, com irradiação para o membro superior esquerdo e sudorese fria. Realizou eletrocardiograma (ECG) em menos de 10 minutos do início da dor, que revelou supradesnível de ST em parede lateral alta com infradesnível de ST em parede anterior extensa. Na ocasião, fez uso de 300 mg de AAS e 400 mg de clopidogrel. Foi conduzido ao hospital de alta complexidade, realizando novo ECG, o qual já apresentou melhora do supra de ST e melhora clínica. Foi submetido a um cateterismo cardíaco, que demonstrou a presença de trombos em ramo diagonal e em terço distal de artéria descendente anterior, além de oclusão de ramo septal. Foi encaminhado para UTI e se optou por usar o antiplaquetário tirofiban nas primeiras 24hrs. Três dias depois, fez um novo cateterismo e ultrassom intracoronário, não demonstrando nenhuma placa ateromatosa, mas uma dissecção espontânea no ramo diagonal, provável causa do trombo e do infarto do miocárdio, condição rara em paciente homem.
CONCLUSÃO: O caso mostra a importância da consideração de diagnósticos diferenciais em pacientes com síndromes coronárias agudas, uma vez que a ocorrência de infarto agudo do miocárdio por uma dissecção espontânea em vaso coronário é um evento raro, em especial no sexo masculino. Destaca-se, também, que a intervenção médica precoce, através do monitoramento contínuo e da administração de antiplaquetários, foi crucial para a resolução dos sintomas e a normalização dos exames cardíacos em curto prazo.
Palavras Chave
Dissecção de artéria coronária; Infarto Agudo do Miocárdio; sexo masculino
Área
DOENÇA CORONÁRIA AGUDA E CRÔNICA / TROMBÓLISE
Categoria
Pesquisador
Autores
ADRIANE COSTA GURGEL, CARLA KARINI ROCHA DE ANDRADE COSTA, DIANA ANDRADE SAFIEH, LUIS EDUARDO FERNANDES VIEIRA PEDROSA, ANA CRISTINA MESQUITA DE CAMPOS, ANNA CLARA CAFÉ DE SANTANA, MARIA EDUARDA JÁCOME FERNANDES MARTINS, THALLYS YOHANIS BENÍCIO FERNANDES, VINICIUS TAVARES DE OLIVEIRA, BRUNA CIRNE FELINTO, BEATRIZ ANDRADE DA COSTA, LUIZA BEATRIZ MEDEIROS DE ARAÚJO