Dados do Trabalho
Título
PERFIS LATENTES DE SUPORTE SOCIAL INFORMAL EM INDIVÍDUOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Resumo
Introdução
O suporte social é um componente vital para a saúde e o bem-estar dos indivíduos, desempenhando um papel significativo no enfrentamento de desafios de saúde e promoção do equilíbrio biopsicossocial. Compreende-se o suporte social como um conjunto de recursos emocionais, materiais e informativos disponíveis para uma pessoa por meio de suas relações sociais. Esses recursos podem ser fornecidos maneira formal ou informal.
Objetivo
Identificar a existência de perfis latentes em pessoas idosas com hipertensão arterial sistêmica (HAS) quanto ao seu suporte social informal, a fim de possibilitar abordagens diferenciadas em situações clínicas que exigem conhecimento do contexto social do paciente.
Métodos
Estudo transversal de base populacional com indivíduos acompanhados pela atenção primária à saúde em Paulo Afonso-BA selecionados aleatoriamente em 29 unidades de saúde. Os dados foram coletados no baseline de uma coorte prospectiva. Os participantes inclusos têm idade acima de 50 anos, diagnóstico de HAS e são acompanhados pelo programa HIPERDIA. Variáveis avaliadas: dimensões de composição e extensão da rede social, apoio emocional e participação social, reciprocidade e longitudinalidade, apoio instrumental e disponibilidade do Guedes Tool, instrumento psicométrico para descrição do suporte social informal. A identificação dos grupos/perfis latentes foi realizada pelo método Latent Profile Analisys (LPA), que estabelece perfis a partir da significância das medidas de qualidade Akaike Information Criterion (AIC), Corrected Akaike's Information Criterion (CAIC) e Bayesian Information Criterion (BIC), que devem apresentar os menores valores para identificação do número de grupos latentes.
Resultados
Foram investigados 140 indivíduos idosos com HAS, sendo 90 (64,3%) de mulheres e a idade geral variando de 50 a 88 anos e média de 66,5 ±8,91. A LPA revelou os menores escores de AIC (2626), BIC (2665) e CAIC (2678) para a formação das classes latentes 1 e 2. A classe 1 apresenta escores maiores em todas as dimensões do Guedes Tool.
Conclusões
Dois grupos de idosos com HAS foram identificados a partir das dimensões do Guedes Tool. Evidenciou-se que há um perfil com maiores escores para os parâmetros avaliados na ferramenta de avaliação do apoio social informal para idosos. Os próximos estudos devem verificar a relação desses agrupamentos latentes com a adesão medicamentosa, melhores resultados clínicos ou risco de óbito.
Palavras Chave
suporte social; Hipertensão; Idosos
Arquivos
Área
EPIDEMIOLOGIA E POLÍTICAS DE SAÚDE / SAÚDE GLOBAL
Categoria
Iniciação Científica
Autores
JOÃO GONÇALVES DA COSTA NETO, JOHNNATAS MIKAEL LOPES, MARCELLO BARBOSA OTONI GONÇALVES GUEDES