Dados do Trabalho
Título
DESAFIO NO TRATAMENTO DO ARCO AÓRTICO, UMA ALTERNATIVA ENDOVASCULAR: RELATO DE CASO
Resumo
Introdução: A abordagem terapêutica do arco aórtico continua sendo um grande desafio, tendo em vista suas características anatômicas e dificuldade técnica de acesso. O tratamento endovascular, incluindo próteses confeccionadas sob medida para cada paciente, vem se tornando primeira linha nos reparos do arco aórtico, principalmente em pacientes com alto risco cirúrgico.
Objetivo: Descrever um caso clínico de abordagem terapêutica inovadora endovascular para correção de dissecção aórtica Stanford A. Caso clínico: Mulher, 73 anos, portadora de hipertensão arterial e passado de troca valvar mitral há 3 anos. Deu entrada em pronto-atendimento de hospital quaternário por dor interescapular há 1 mês. Em investigação diagnóstica, evidenciado flap de dissecção na aorta ascendente (tipo A de Stanford), de provável evolução subaguda, associada a imagem de adição de aproximadamente 52 mm na parede lateral esquerda da aorta. Optado por internação em leito de unidade cardiointensiva e confecção de prótese feita sob medida. Realizado implante de endoprótese Apolo (Nano Endoluminal, Brasil) fenestrada em arco aórtico e tronco braquiocefálico, cirurgia sem intercorrências. Paciente recebe alta 7 dias após o procedimento, com excelente evolução clínica.
Conclusão: O reparo endovascular do arco aórtico representa um técnica inovadora que vem em progresso, sendo embasado por estudos com resultados satisfatórios. Com uma decisão individualizada para o paciente e levando em consideração a capacite técnica do operador, essa abordagem terapêutica mostra-se como alternativa importante em pacientes com alto risco cirúrgico.
Palavras Chave
DISSECÇÃO DE AORTA; Correção endovascular; Aneurisma da Aorta
Arquivos
Área
CIRURGIA CARDIOVASCULAR
Categoria
Jovem Pesquisador
Autores
BRYSA PAIVA CRUZ, NATHALIA FERREIRA PALOMO VALLE, LARISSA NAVEGA SOUZA MORSE DE ARAUJO, NATALIA DA SILVA PAIS, THIAGO BURGARELLI, THAIS DE SOUZA IZIDRO, LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA CAMPOS, GAUDENCIO ESPINOSA