Dados do Trabalho


Título

Síndrome de platipneia ortodeóxia em paciente com acidente vascular cerebral isquêmico

Resumo

Introdução

A síndrome de platipneia orteodóxia é condição clínica rara caracterizada por dispneia na posição ereta que alivia na posição supina (platipneia) associada à dessaturação de oxigênio na posição ereta (ortodeoxia). Neste caso temos uma mulher idosa com sintomas há 3 anos que durante investigação de etiologia de acidente vascular isquêmico foi diagnosticado comunicação interatrial associado à síndrome.

Relato de caso

Paciente do sexo feminino, 78 anos, hipertensa, em tratamento de neoplasia de colo de útero, interna devido quadro de hemiparesia com diagnóstico de acidente vascular encefálico isquêmico e durante investigação de etiologia foi verificado dessaturação até 55% em ar ambiente em posição sentada, com lipotimia e melhora completa dos sintomas em decúbito dorsal. Relata início da dispneia e dessaturação há aproximadamente 3 anos, com piora nos últimos meses e dificuldade para atividades cotidianas como alimentação e tomar banho. Foi iniciado investigação com ecocardiograma transtorácico com remodelamento concêntrico do VE, disfunção diastólica, fração de ejeção do VE de 68% e ectasia de aorta ascendente. Prosseguiu com investigação com angiotomografia de tórax com diagnóstico de embolia pulmonar (de pequena extensão, com troponina e BNP normais). Diante da possibilidade de shunt intracardíaco foi submetida à ecocardiograma transesofágico, com visibilização de aorta alongada e ectasia importante, desviando o septo interatrial que possuía descontinuidade de 15mm em sua porção mais anterior, com intima relação com seio coronariano e fluxo bidirecional. Indicado fechamento diante da sintomatologia e evento apresentados. Programado inicialmente oclusão percutânea, sem sucesso devido ausência de bordas, sendo indicado oclusão cirúrgica. Paciente foi submetida ao procedimento sem intercorrências, evoluindo no pós-operatório com melhora completa da dessaturação e dispneia quando em posição ortostática.

Conclusões

A síndrome de platipneia ortodeóxia é patologia subdiagnosticada que prejudica significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A associação entre ectasia de aorta e a presença de shunt direito-esquerdo tem descrição em várias populações, assim como a comunicação interatrial e o diagnóstico de acidente vascular. Nesse caso, a suspeita, investigação diagnóstica e tratamento adequados permitiram uma melhora significativa na qualidade de vida da paciente.

Palavras Chave

Palavras chaves: ectasia de aorta; Comunicação Interatrial; platipneia

Área

CARDIOLOGIA CONGÊNITA E PEDIÁTRICA

Categoria

Pesquisador

Autores

MAYARA MOREIRA, SERGIO SANTOS CABRAL, ANA PAULA OTAVIANO, HENRIQUE SOLCE, INACIO ANTUNES CHICONELI, JOAO REYNALDO ABBUD CHIERICE, CLAUDIO HUMBERTO LANDIM STORI JUNIOR, ADILSON SCORZONI FILHO, ALESSANDRA DE JANETTI OLIVEIRA