Dados do Trabalho


Título

Alterações eletrocardiográficas na fase aguda da cardiomiopatia de Takotsubo e sua evolução.

Resumo

Introdução:
A cardiomiopatia de Takotsubo, também conhecida como síndrome do coração partido, é uma condição caracterizada por disfunção temporária do ventrículo esquerdo, geralmente desencadeada por estresse emocional ou físico intenso. Além disso, a cardiomiopatia de Takotsubo é um evento coronariano, com dor torácica em repouso e dispneia, níveis elevados de troponina cardíaca, isquemia e anormalidades eletrocardiográficas, incluindo inversão da onda T e segmento ST, elevação e características angiográficas típicas. Diante disso, o Eletrocardiograma desempenha um papel crucial na avaliação inicial desses pacientes, auxiliando no diagnóstico diferencial com outras condições cardíacas.
Objetivo
Discutir acerca das principais alterações eletrocardiográficas observadas na cardiomiopatia de Takotsubo.
Método:
Trata-se de uma revisão sistemática, utilizando dados disponíveis nas bases nas bases da National Library of Medicine (PubMed), Cochrane Library e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Além disso, o estudo seguiu a metodologia baseada no método PRISMA na seleção de artigos, utilizando os seguintes critérios de inclusão: estudos dos últimos 5 anos, meta-análise, revisões sistemáticas e estudos randomizados. A busca dos artigos foi baseada em palavras-chaves presentes nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Cardiomiopatia de Takotsubo”, “Eletrocardiografia” e “Disfunção Ventricular”, na qual utilizou-se o operador booleano “AND”.
Resultados:
A partir das buscas realizadas nas bases de dados, foi encontrado um total de 1533 artigos, sendo selecionados 5 artigos que abordaram e responderam a problemática acerca da temática do estudo. Diante disso, as alterações no eletrocardiograma na Cardiomiopatia de Takotsubo podem variar amplamente, refletindo a heterogeneidade da síndrome. Dentre as alterações, destaca-se a elevação do segmento ST, inversão de onda T, principalmente nas derivações precordiais, e prolongamento do intervalo QT.

Conclusão:
As alterações eletrocardiográficas na cardiomiopatia de Takotsubo são variáveis e podem assemelhar-se a um infarto agudo do miocárdio. Nesse sentido, no intuito de realizar um diagnóstico preciso e instituir o tratamento adequado, é crucial que os médicos estejam conscientes dessas características, com o objetivo de melhorar o prognóstico desses pacientes.

Palavras Chave

Cardiomiopatia de Takotsubo Eletrocardiografia Disfunção Ventricular

Arquivos

Área

ARRITMIAS CARDÍACAS/ ELETROFISIOLOGIA/ ELETROCARDIOGRAFIA

Categoria

Iniciação Científica

Autores

ALEXANDRE SOUZA DA CRUZ, LORENA DA SILVA OLIVERIRA, HELEN ROSA MAGALHÃES DA SILVA