Dados do Trabalho


Título

Dissecção de Artéria Coronária no Infarto agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do ST em puérpera jovem no cenário de MINOCA

Resumo

Introdução:
A dissecção espontânea de coronária é uma doença rara, pouca diagnosticada acometendo principalmente jovens no período periparto, com poucos fatores de risco para aterosclerose, podendo apresentar-se como infarto agudo do miocárdio à morte súbita.

Descrição do Caso:
Paciente, sexo feminino, 41 anos, sem comorbidades e puérpera de 15 dias, é admitida em pronto atendimento (PA) com precordialgia típica há 40 minutos, sudorese e náuseas. Iniciado nitroglicerina venosa para controle de dor, colhido troponina, que veio negativa, e realizado dois eletrocardiogramas (ECG), no intervalo de 2 minutos, com progressão dos supra de ST em parede anterior e lateral, com imagem espelho em parede inferior. Feito contato com a hemodinâmica, indicado coronariografia e administrado aspirina e clopidogrel, dose de ataque, e enoxaparina em dose plena. Coronariografia evidenciou disfunção leve a moderada do ventrículo esquerdo (VE), com acinesia anterior e dissecção de artéria descendente anterior (DA), com lesão ostial de 90% e suboclusão distal, fluxo TIMI III, sendo confirmado o diagnóstico de dissecção espontânea da DA. Mediante o risco de oclusão por manipulação, optou-se por tratamento clínico. Feito 10.000UI de heparina e mantida a anticoagulação plena. Admissão em UTI cardiologia assintomática, em uso de nitroglicerina e ECG com regressão das alterações anteriores. No dia seguinte, troponina quantitativa em ascensão, porém paciente assintomática e ECG sem alterações evolutivas, sendo iniciado desmame de nitroglicerina. Manteve-se assintomática e realizado coronariografia 5 dias após que evidenciou disfunção leve de VE, com hipocinesia acentuada ântero-lateral, DA com melhora do aspecto angiográfico com obstrução de 40% e fluxo TIMI III. Recebeu alta hospitalar com prescrição de aspirina 100mg, clopidogrel 75mg, bisoprolol 2,5mg e atorvastatina 80mg.

Conclusão:
A dissecção de coronária sempre deve ser considerada no contexto de MINOCA, principalmente em mulheres jovens, em período periparto e sem fatores de risco para DAC.

Palavras Chave

Dissecção espontâneo de coronária - Puerpério - Isquemia; MINOCA; Infarto Agudo do Miocárdio

Área

DOENÇA CORONÁRIA AGUDA E CRÔNICA / TROMBÓLISE

Categoria

Jovem Pesquisador

Autores

LUCAS ARANTES VASCONCELOS , GUSTAVO QUINA ALMEIDA, MARCO ANTONIO DE MATTOS, DANIEL COSENDEY GANIMI, RAFAEL PIZZO CRUZ, PEDRO PIMENTA SPINETI, BRUNO NUNES SILVA , ROBERTA SANTOS PEREIRA, THAIS CARVALHO PORTO , KARINE MENDES ALVES, RAFAEL FONSECA FRAGA