Dados do Trabalho


Título

Estudo comparativo do perfil epidemiológico dos óbitos por doenças isquêmicas cardíacas entre o Brasil e os Estados Unidos da América em 2019.

Resumo

Introdução: As Doenças Isquêmicas Cardíacas (DIC) estão relacionadas à ausência ou à redução do fluxo sanguíneo para o coração, o que impede o bombeamento sanguíneo sadio. O número de óbitos causados mundialmente por essas enfermidades, em 2019, foi de aproximadamente 12,4 milhões de pessoas. Dessa forma, é interessante comparar o perfil dos óbitos por DIC entre o Brasil e os Estados Unidos da América (EUA) em 2019. Objetivos: Comparar o perfil epidemiológico das principais vítimas dos óbitos por DIC baseado em sexo e faixa etária entre Brasil e EUA em 2019. Métodos: Estudo transversal ecológico quantitativo com coleta de dados no DATASUS, no Sistema de Informações sobre Mortalidade e no Institute For Health Metrics And Evaluation. Na busca, filtrou-se dados em sete faixas etárias, compreendidas desde menores de 1 ano até superiores a 70 anos, e por dois sexos biológicos, masculino e feminino. Resultados: No Brasil, a maioria dos óbitos (58,72%) ocorreu na população masculina em todas as faixas etárias analisadas. Nos EUA, o cenário é similar, posto que a maioria masculina (51,31%) ainda é uma realidade, embora ela possua menor diferença percentual em relação aos óbitos femininos (2,62% nos EUA contra 17,44% no Brasil). Em ambos os países, é perceptível o aumento do número de óbitos com o envelhecimento da faixa etária, embora, nos EUA, haja uma exceção: houve mais mortos, em 2019, por DIC entre menores de um ano do que entre os grupos de 1 a 4 anos e de 5 a 9 anos, enquanto, no Brasil, os valores entre os três grupos foi igual. Entre as faixas etárias analisadas, o grupo de idade superior ou igual a 70 anos é o com maiores casos de óbito (53,86% no Brasil e 78,30% nos EUA), seguidos pelo de 50 a 69 anos (38,08% no Brasil e 19,37% nos EUA). Conclusão: Dessa maneira, conclui-se que o grupo mais vulnerável é composto por indivíduos do sexo masculino com faixa etária superior a cinquenta anos. Além disso, a variação no panorama pode ser atribuída a questões culturais, além de a fatores biológicos, que merecem uma análise mais aprofundada.

Palavras Chave

Estudo Comparativo; Isquemia Miocárdica; Perfil de óbito

Arquivos

Área

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA / CARDIOMIOPATIA/ TRANSPLANTE

Categoria

Iniciação Científica

Autores

JOÃO GABRIEL PORTILHO GOMES BRITO, JONATHAS ADRIEL TAVARES AMARAL, ANA LUIZA NEPOMUCENO SAMPAIO, STEFANNE DE CÁSSIA PEREIRA DA SILVA, ALESSANDRO VIDAL DE OLIVEIRA, CARLOS EDUARDO OLIVEIRA DA SILVA, VALENTINA SILVA RODRIGUES, LUIZ FELIPE LEÃO LIMA