Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR EM PERICÁRDIO: UM RELATO DE CASO

Resumo

INTRODUÇÃO
A pericardite tuberculosa é uma forma rara de apresentação de tuberculose extrapulmonar, sendo mais frequente em regiões endêmicas e em pacientes imunocomprometidos. Os sintomas são geralmente inespecíficos e podem incluir tamponamento cardíaco. O diagnóstico é feito através de análise do líquido pericárdico ou biópsia. O tratamento consiste no uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol (RIPE).
DESCRIÇÃO DO CASO
Paciente masculino, 46 anos, motorista, diabético e sobrepeso, sem outras comorbidades, imunocompetente, apresentando precordialgia intensa por três dias, tipo aperto, de forte intensidade, dispneia, taquipneia, bulhas hipofonéticas e turgência jugular. Exames laboratoriais com leucocitose e aumento de marcadores inflamatórios. Ecocardiograma revelando derrame pericárdico volumoso (29 mm) com sinais restritivos. Foi submetido a drenagem cirúrgica de 1.000 mL de líquido pericárdico sanguinolento. Foram solicitados exames laboratoriais da amostra drenada e biópsia do pericárdio. Após o procedimento, o paciente foi encaminhado para unidade coronariana, onde manteve-se estável, sendo posteriormente encaminhado para enfermaria.
A análise do líquido pericárdico evidenciou leucócitos 300 p/c, glicose 80mg/dL, proteínas totais 8 mg/dL, LDH > 665 mg/dL, ADA 22 e cultura negativa para Mycobacterium tuberculosis. Laudo histopatológico demonstrou pericardite crônica fibrinosa. Devido às características do fluido, suspeitas de causa neoplásica ou tuberculosa foram consideradas. Após avaliação do quadro clínico, do aspecto e da citologia do líquido drenado, sem células cancerígenas, e com o resultado da biópsia, o tratamento empírico para pericardite tuberculosa com RIPE foi iniciado, resultando em melhora clínica. O paciente recebeu alta em boas condições, sem sintomas, e continuará sendo acompanhado no ambulatório de cardiologia com exames regulares, incluindo ecocardiograma anual.
CONCLUSÕES
A pericardite tuberculosa é um desafio diagnóstico devido apresentação inespecífica e baixa incidência, principalmente em pacientes imunocompetentes. No entanto, é importante considerá-la como diagnóstico diferencial em áreas com alta prevalência de tuberculose. A identificação precoce e tratamento adequado são essenciais para evitar sequelas e melhorar prognóstico.

Palavras Chave

Pericardite; Tuberculose; Derrame pericárdico

Área

PERICÁRDIO / ENDOCÁRDIO / VALVOPATIAS

Categoria

Iniciação Científica

Autores

GABRIELY MARJORIE DORNER ROSA, GEOVANNA BRUNA HERANE SCHAUREN, MARCELO ROSA GUAZINA, FABIOLA BARBOSA CAMPOS CARRIJO, LOHRAYNE DE PAULA BORGES, CHRISTIANE YULE DE BARROS FIGUEIREDO SIMAN, SHAYERA MIRANDA, FELIPE AMORIM ZAROUR