Dados do Trabalho


Título

MIXOMA ATRIAL GIGANTE EM SEPTO ATRIAL ESQUERDO: SEGUIMENTO DESDE O DIAGNÓSTICO ATÉ A RESSECÇÃO

Resumo

INTRODUÇÃO
As neoplasias cardíacas constituem uma entidade rara, com incidência entre 0,0017% e 0,28%. Em se tratando de tumores benignos, o tipo mais comum é o Mixoma Cardíaco. Deste grupo, a localização no átrio esquerdo é a mais frequentemente encontrada.
A ecocardiografia é o método diagnóstico padrão ouro para avaliação da localização e extensão da lesão, com sensibilidade de até 100%
DESCRIÇÃO DO CASO
Paciente masculino, 62 anos, com diagnóstico de DPOC, ex-tabagista de longa data (40 maços/ano) e ex-etilista, iniciou quadro de fadiga, dispneia e dor subcostal à direita associada aos esforços, sendo solicitado Ecodopplercardiograma Transtorácico (ETT) em 2021.
No ano seguinte, o exame foi realizado evidenciando importante aumento do átrio esquerdo com presença de grande massa ecogênica e móvel aderida no septo interatrial medindo 6,37 cm x 4,27 cm, compatível com mixoma, prolapsando para a via de entrada do ventrículo esquerdo na diástole e provocando obstáculo importante no enchimento ventricular. Esclerose dos folhetos da valva aórtica e mitral. A análise do Doppler espectral demonstrou discreto refluxo mitral. Dado diagnóstico de mixoma atrial com encaminhamento para o cirurgião cardiovascular.
Em 2023, ainda sem acesso a intervenção cirúrgica, paciente retorna à consulta cardiológica mais sintomático, com fadiga importante e dispneia em repouso. Realizado novo ETT o qual demonstrou aumento do maior diâmetro para 7,49 cm. Submetido a internação hospitalar para tratamento dos sintomas e resolução do quadro.
Em 2024, realizou-se exames pré-operatórios. A Tomografia Computadorizada das Artérias Coronárias comprovou tumoração de aproximadamente 7,8 cm x 6 cm, ovalado, acometendo a valva mitral, sendo irrigado pelo terço distal da circunflexa e pelo ramo nodal sinoatrial da artéria coronária direita. Posteriormente, foi cumprida a ressecção de mixoma atrial e septo atrial aderido, além de reconstrução de septo atrial com pericárdio bovino.
Após 1 semana da realização da cirurgia, paciente evolui com bom estado geral e sem queixas cardiovasculares, recebendo orientações gerais, alta e encaminhamento ao ambulatório de cardiologia e pneumologia
CONCLUSÃO
À luz do exposto, conclui-se a importância do caso pela sua raridade bem como sua evolução clínica e importante impacto na qualidade de vida do paciente.

Palavras Chave

Cardio-Oncologia; Mixoma Atrial Esquerdo; Serviço Hospitalar de Cardiologia

Arquivos

Área

CARDIO-ONCOLOGIA

Categoria

Iniciação Científica

Autores

LAURA SOUZA PEREIRA, JOÃO HENRIQUE ANDRADE DE ALMEIDA, MARIO HUMBERTO DEL AGUILA GOMEZ, ANTONIO CARLOS MONTEIRO LEMOS FILHO, LUCAS RODRIGO LIMA MONTEIRO MARÇAL, MARIA LUIZA DA SILVA OLIVEIRA COSTA