1º Arritmia Nordeste e III Simpósio Norteriograndense de Arritmia Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

BRADIARRITMIA EM PACIENTE JOVEM COMO INDICADOR DE ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE CONDUÇÃO POR DOENÇA DE CHAGAS

Introdução

A Doença de Chagas (DC), causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, é uma condição endêmica em várias regiões da América Latina. Caracteriza-se como uma doença negligenciada que pode se apresentar nas fases aguda e crônica. A fase crônica frequentemente resulta em Cardiomiopatia (CMP) Chagásica, manifestando-se através de várias arritmias, como bradi ou taquiarritmias e diversos distúrbios no sistema de condução. Este relato de caso descreve a presença de bradiarritmia como um indicativo significativo de alterações no sistema de condução devido à DC em um paciente jovem.

Descrição do Caso

Paciente masculino, 37 anos, com acompanhamento ambulatorial há 13 anos devido à DC, inicialmente apresentando queixas associadas à bradicardia, como lipotimia. O eletrocardiograma revelou bradicardia, Bloqueio de Ramo Direito, Bloqueio Divisional Ântero-Superior Esquerdo - achados característicos da doença - e o Holter com episódios de Bloqueio Atrioventricular (BAV) de segundo grau Mobitz I e II durante o sono. Em uma das consultas de rotina, o paciente se apresentou assintomático e com ECG apresentando BAV total, com FC=30 a 35 BPM e com complexo QRS largo. O paciente foi convencido da necessidade do implante de marcapasso definitivo. O paciente evoluiu assintomático, em uso de Enalapril 10mg 12/12h, succinato de metoprolol 100mg/dia e espironolactona 25mg/dia.

Conclusões

Este caso demonstra a relação entre a DC e seu acometimento cardíaco precoce, especialmente no sistema de condução cardíaco, configurando, no caso, BAV total em paciente jovem. Embora as manifestações cardíacas, como as bradiarritmias, sejam frequentemente associadas a indivíduos mais velhos, é crucial reconhecer que essas complicações também podem surgir em pacientes jovens, muitas vezes como um dos primeiros sinais de comprometimento cardíaco. Assim, o caso mostra que a identificação precoce e o seguimento ativo desses pacientes podem representar forte impacto na história natural da doença, evitando casos de mortes súbitas prematuras no contexto da Cardiomiopatia Chagásica Crônica.

Palavras Chave

Doença de Chagas; Bradicardia; Paciente Jovem

Área

Medicina

Instituições

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Elvis Benjamin Bitencourt Garcao, Michael Douglas da Silva, Guilherme Cabral dos Santos , Gabriel do Nascimento Carlos Leite, Artur Gabriel Arruda Pinto, Cléber de Mesquita Andrade