1º Arritmia Nordeste e III Simpósio Norteriograndense de Arritmia Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

BLOQUEIO ATRIOVENTRICULAR TOTAL EM PACIENTE COM FORMA CARDIODIGESTIVA DA DOENÇA DE CHAGAS

Introdução

A Doença de Chagas (DC) é uma patologia causada pelo Trypanosoma cruzi e que é considerada pela OMS no rol das doenças negligenciadas. Nesse sentido, a Cardiomiopatia (CMP) Chagásica está intimamente relacionada com o acometimento do sistema de condução cardíaco, sendo o Bloqueio Atrioventricular Total (BAVT) considerado um preditor de risco maior para morte súbita nestes pacientes. Este relato busca descrever um caso de um paciente com forma mista da doença que evoluiu com BAVT.

Descrição do Caso

L.C. M. S, 48 anos, homem, natural da zona rural de Felipe Guerra/RN, referiu quadros de dispneia progressiva, inclusive aos pequenos esforços, além de lipotímia e disfagia, inclusive apara líquidos. Relata, ainda, história de cirurgia para acalasia de esôfago durante a infância e megacólon confirmado por exame contrastado de imagem, reforçando a hipótese de forma mista da DC. Na ocasião, o Eletrocardiograma (ECG) do paciente mostrava dissociação atrioventricular com BAVT, sendo encaminhado para implante de marcapasso cardíaco DDD. Suspeitou-se de DC em virtude dos achados em paciente jovem e com epidemiologia fortemente positiva. Apresentou sorologias reagentes positivas (ELISA e Imunofluorescência Indireta). Exame físico: BEG, emagrecido, sem edemas ou turgência jugular, PA: 100 x 64mmHg. O ECG mais recente demonstrava comando atrial sinusal e ritmo ventricular de marcapasso, com padrão de BRE. Ecocardiograma transtorácico demonstrou hipocinesia difusa do VE, disfunção sistólica importante do VE, com fração de ejeção de 25% e hipertrofia excêntrica moderada. A estratificação no escore de risco de AVEi demonstrou alto risco e risco elevado no escore de risco de morte de Rassi.

Conclusões

Este relato destaca uma apresentação de BAVT em paciente portador de DC na forma mista, com múltiplas alterações cardiodigestivas funcionais e estruturais, que realizou implante de marcapasso cardíaco DDD e segue em acompanhamento ambulatorial com tratamento medicamentoso otimizado. O caso mostra a magnitude do acometimento misto mesmo em pacientes mais jovens, podendo ser causa de intervenções cirúrgicas precoces e de evolução para distúrbios eletrofisiológicos, como o BAVT, considerado causa importante na evolução para morte súbita nos pacientes com DC e que reflete extensa lesão no sistema de condução cardíaco.

Palavras Chave

Doença de Chagas; Bradiarritmia; Cardiodigestiva;

Área

Medicina

Instituições

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Andreina Marina Rebouças de Oliveira, Letícia Bianca Alves Rodrigues, Heronildo Almeida Luna Fernandes, Felipe Xavier de Souza Cruz, Anne Beatriz Freire Oliveira, Cléber de Mesquita Andrade