Dados do Trabalho
Título
TAVI IN TAVI: RELATO DE CASO
Introdução
O implante de válvula aórtica transcateter (TAVI) é um procedimento minimamente invasivo o qual substitui a cirurgia cardíaca aberta para o tratamento da estenose aórtica em casos específicos. A seguir, descreveremos um caso de uma TAVI in TAVI, o implante de duas próteses no mesmo momento, e seu seguimento de 36 meses.
Descrição do caso
Paciente do sexo feminino, 73 anos, hipertensa e dislipidêmica, com um hiato de 5 anos de acompanhamento ambulatorial, chegou ao consultório com queixa de dispneia aos moderados esforços com inicío há 2 meses. No exame físico foi evidenciado sopro sistólico rude (++++/6+), em foco aórtico. Ecocardiograma transtorácico (ETT), evidenciou estenose aórtica importante e uma fração de ejeção normal(70%). Ecocardiograma transesofágico 3D mostrou uma valva aórtica bicuspidizada, um gradiente médio VE- Ao de 65mmHg, máximo de 92mmHg e uma área valvar pela planimetria de 0,85cm2, além de insuficiência aórtica moderada. Foi decidido em conjunto com a paciente e familiares pelo implante de válvula ártica transcateter(TAVI). Durante o implante da prótese autoexpansível escolhida, observou-se a presença de uma importante insuficiência aórtica aguda, com instabilidade hemodinâmica, ocasionada pelo deslocamento da prótese para o VE (Fig. 1). Após análise imediata da situação optou-se pelo implante de uma nova prótese(TAVI in TAVI), com resolução da insuficiência aórtica e estabilização hemodinâmica da paciente, sendo observada a redução intraoperatória pelo ETT, do GSVE-Ao máximo, para 7mmHg (Fig. 2). Paciente evoluiu na sala com bloqueio de ramo esquerdo no eletrocardiograma e recebeu alta hospitalar após 2 dias. Mantem acompanhamento semestral com boa evolução, assintomática há 36 meses e com último ETE evidenciando as duas próteses em posição aórtica com folhetos exibindo textura e mobilidade normais, GSve-Ao máximo de 11mmHg e médio de 6mmHg, e área de fluxo de 1,44cm2, e sem refluxo valvar.
Discussão/Conclusão
A "TAVI IN TAVI", é comum, e descrita na literatura internacional quando a valva implantada anteriormente, em outro procedimento, se desgasta, e é implantada outra por cima, em um novo procedimento. Nesse caso, apresentamos um procedimento raro, com o implante de uma segunda prótese, no mesmo momento, para correção bem sucedida de uma complicação ocorrida.
Palavras Chave
TAVI; Estenose Aórtica; Insuficiência Aórtica Aguda
Área
Cardiologia Intervencionista
Instituições
Faculdade de Medicina de Olinda - Pernambuco - Brasil, Hospital Memorial São José - Pernambuco - Brasil
Autores
Arnóbio Ângelo de Mariz Neto, Maria Clara Costa Lucena, Ricardo Jorge Brendel Braga, Arnóbio Ângelo de Mariz Júnior, Carolline Araujo Mariz