32º Congresso Pernambucano de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Síndrome Coronariana Aguda e Tronco Único de Coronária: Relato de Caso

Introdução

O tronco único de coronária(TUC) é uma anomalia congênita rara, correspondendo de 2 a 4% de todas as anomalias coronárias, e encontrada em apenas 0,024% a 0,066% das coronariografias. Na maioria das vezes é assintomática e com evolução benigna, mas por vezes, também pode ter seus ramos acometidos por um infarto agudo do miocárdio, como no caso descrito a seguir, e que foi tratada com angioplastia primária mais implante de stent farmacológico.

Descrição do caso

Homem de 72 anos, hipertenso, diabético, ex- tabagista, admitido na emergência com quadro de dor torácica típica há 5 horas e bloqueio de ramo esquerdo no eletrocardiograma. Submetido a cineangiocoronariografia de urgência que evidenciou tronco único de coronária com origem no seio coronário direito e oclusão da descendente anterior em seu terço médio (Fig. 1). Realizada angioplastia primária com implante de stent eluído com Sirolimus com sucesso. Durante o internamento realizou angiotomografia de coronárias para avaliação do trajeto da porção esquerda da artéria coronária que mostrou-se benigno, sendo anterior ao tronco da artéria pulmonar (Fig. 2). Recebeu alta após 9 dias de internação, assintomático, e com orientação para acompanhamento ambulatorial.

Discussão/Conclusão

As anomalias das artérias coronárias são alterações que podem ser de origem, trajeto ou leito distal. O tronco de coronária único foi descrito pela primeira vez em 1716 por Thebesius durante uma autópsia, com o primeiro diagnóstico angiográfico feito em 1967 por Halperin, Penny e Kennedy. É mais frequente em homens, e há uma associação de 40% com outras cardiopatias congênitas. Cerca de 85% dos portadores de TUC são assintomáticos e seu diagnóstico ocorre de maneira fortuita, entretanto, 15% dos pacientes podem apresentar isquemia miocárdica pela anatomia coronária anormal. Coronárias anômalas também estão suscetíveis a doença ateromatosa como no caso descrito, mas indivíduos jovens com relatos de dispneia, síncope, angina ou morte súbita abortada devem pesquisar a anomalia de coronárias.

Palavras Chave

Anomalia Coronária; Síndrome Coronariana Aguda; Tronco Único de Coronária

Área

Cardiologia Intervencionista

Instituições

Faculdade de Medicina de Olinda - Pernambuco - Brasil, Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

Arnóbio Ângelo de Mariz Neto, Maria Clara Costa Lucena, Sarah Lapenda Pedrosa de Lucena da Fonseca, Arnóbio Ângelo de Mariz Júnior, Carolline Araujo Mariz