Dados do Trabalho
Título
Estenose Mitral Sem Dispneia por Cardite Reumática Com Acometimento De Valva Pulmonar: Relato de Caso
Introdução
A Febre Reumática (FR) e a cardite reumática crônica, são complicações supurativas ocasionadas pela faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A, responsável por 15-20% das infecções. A cardite é a manifestação mais grave da FR, por ser a única capaz de deixar sequelas e evoluir com óbitos. Dentre as valvites da FR, as valvas mitral e aórtica sāo mais comumente afetadas. Em casos mais raros, há o acometimento de valva pulmonar e tricúspide. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de paciente internada em hospital terciário com cardite reumática e acometimento de valva pulmonar.
Descrição do caso
Paciente do sexo feminino, 63 anos, diagnosticada com FR na infância e submetida há 30 anos atrás a comissurotimia valvar mitral. Vinha em tratamento, de forma irregular, com penicilina benzatina. Paciente procurou atendimento de emergência por queixar-se de edema em membros inferiores com progressão de 2 semanas, sem relatar dispneia, ortopneia ou dispneia paroxística noturna. Ao exame físico apresentava-se emagrecida, com edema de membros inferiores até região patelar (2+/4+), hepatomegalia a 4cm de rebordo costal, turgência jugular fixa bilateral quando posicionada a 45°, ausculta respiratória com creptos em base e na ausculta cardíaca observado sopro diastólico em foco mitral (2+/6+) e um Sopro de ejeção mesossistólico, com maior intensidade no segundo/terceiro espaço intercostal esquerdo, com aumento de intensidade a inspiração (rivero-carvallo). Ao ecocardiograma foi observado dupla lesão mitral com folhetos espessados, gerando estenose importante (área valvar 0,8 cm2) e insuficiência moderada, além de valva tricúspide com dilatação importante do anel (59mm), folhetos espessados e falha de coaptação com refluxo importante e PSAP> 75mmHg. A valva pulmonar apresenta-se espessada, com redução da abertura e falha da coaptação. Refluxo importante (PHT=325ms). Volume AD elevado (133ml indexado pela superfície corporea(SC), com hipocontratibilidade de VD (TAPSE=15MM e FAC= 30%).
Discussão/Conclusão
O caso abordado apresenta um raro acometimento trivalvar reumático, que apesar de ter como lesão mais crítica a estenose mitral, apresenta maior sintomatologia de insuficiência cardíaca direita. A estenose valvar pulmonar causada por cardite reumática é uma condição extremamente rara, uma vez que a febre reumática geralmente afeta predominantemente as valvas mitral e aórtica. O envolvimento da valva pulmonar é pouco comum e, quando ocorre, está frequentemente associado a um acometimento trivalvar, onde outras valvas também estão afetadas. O tratamento pode incluir intervenção cirúrgica ou percutânea em casos graves, embora a decisão terapêutica deva levar em conta a presença de outras lesões valvares e o estado clínico geral do paciente e a escassez de literatura demonstra a importância da avaliação e definição de condutas de forma personalizada para estes pacientes.
Palavras Chave
cardiopatia reumática; Doença Valvar Cardíaca; Estenose da Valva Mitral
Área
Valvopatias
Instituições
Centro Universitário Maurício de Nassau - Pernambuco - Brasil
Autores
Emiliana Beatriz de Andrade Moerbeck, Pedro Lucas Rodrigues Pires, Mariana Nogueira Lorena Sá, José Perazzo Leite Netto, Diego Filipe Ferrão Pereira de Andrade Barros