Dados do Trabalho
Título
Importância das medidas de Gestão no controle da superlotação no setor de Cardiologia do Hospital Terciário de Pernambuco
Introdução
A superlotação em serviços de emergência é um fenômeno contemporâneo global, com causas e consequências impactando fortemente sobre a gestão clínica e a qualidade assistencial. Ainda, encontramos nos dias atuais, filas de pacientes aguardando atendimento e pacientes internados em corredores dos prontos-socorros, evidenciando a real situação dos serviços de urgências públicas do país. A alta demanda de pacientes em relação á oferta dos serviços de emergências no país, vem a cada dia, acrescentar à gestão novos mecanismos, decisões, ações e pactos que permitam garantir um atendimento hospitalar público mais eficaz, resolutivo, seguro, que proporcione uma assistência à saúde integral como está escrito na Constituição Federal. No hospital terciário de Pernambuco a realidade não é diferente. O hospital tem uma missão centrada na promoção da saúde, com base em princípios científicos e humanísticos, e direciona seus esforços para a área de cardiologia. Nesse contexto, foram criadas estratégias de gestão para melhorar a qualidade dos serviços, visando diminui o tempo de permanência hospitalar e aumentar o giro de leitos no hospital e assim diminui a superlotação na emergência cardiológica oferecendo um atendimento mais humanizado e de qualidade aos usuários.
Métodos
Este estudo utilizou uma abordagem de análise antes e depois para avaliar o impacto da intervenção da gestão em cardiologia. Foram coletados e analisados relatórios gerenciais do Hospital terciário de Pernambuco, documentando a evolução das práticas de gestão nessa área.
Resultados
Após as medidas de intervenção na cardiologia conseguimos aumentar o número de altas, hoje temos uma média de 150 altas na enfermaria cardiológica, aumentamos o giro de leitos de 4,2 para 5,2 e diminuímos o tempo médio de permanência de 6,6 para 5.9 dias de internamento hospitalar. Na amarela 1 mesmo com aumento no número de atendimentos e aumento na taxa de ocupação, hoje temos uma taxa de ocupação de 544%, conseguimos aumentar o giro de leitos de 34 para 56 e diminui o tempo de permanência de 3,4 para 3 dias, tendo meses que chegaram a 2,6 dia. Os resultados do estudo indicam que uma intervenção da gestão em cardiologia resultou em melhorias substanciais na qualidade do atendimento aos pacientes. O tempo médio de espera por procedimentos cardíacos foi reduzido, o numero de altas hospitalares aumentou e mais pacientes conseguiram acessar o leito de enfermaria desafogando a emergência e refletindo uma maior eficiência na utilização dos leitos.
Discussão/Conclusão
Destacamos o impacto positivo da intervenção da gestão em cardiologia no Hospital terciário de Pernambuco. A redução do tempo de espera e do tempo de permanência dos pacientes contribui para uma assistência mais eficiente, redução de custos e melhoria na qualidade dos serviços. Os resultados são contextualizados e comparados com estudos e diretrizes da área médica, demonstrando a relevância das práticas adotadas.
Palavras Chave
Gestão; Hospital terciário; Intervenção
Área
Medicina
Instituições
Centro Universitário Maurício de Nassau - Pernambuco - Brasil
Autores
Mariana Nogueira de Lorena e Sá, Pedro Lucas Rodrigues Pires, José Perazzo Leite Netto, Emiliana Beatriz de Andrade Moerbeck, Vitor Gonçalves da Cunha Lima, Maria Heloísa Pedrosa Santos, Vinicius Diogo Beringuel Fernandes de Almeida, Diego Felipe Ferrão Pereira de Andrade Barros