Dados do Trabalho
Título
TÍTULO: PSEUDOANEURISMA DE AORTA E ENDOCARDITE BACTERIANA APÓS CIRURGIA DE TROCA VALVAR AÓRTICA E REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: RELATO DE CASO
Introdução
Pseudoaneurisma de aorta ascendente é uma complicação rara e grave da manipulação cirúrgica da aorta, com incidência estimada em menos de 0,5% das cirurgias cardíacas, e de grande morbidade. As consequências potencialmente fatais estão intimamente relacionadas tanto à complexidade da doença quanto à dificuldade do reparo cirúrgico.
Descrição do caso
Paciente de 72 anos, com história de cirurgia de troca valvar aórtica por estenose importante e revascularização do miocárdio, em outubro de 2021. Permaneceu internada por 42 dias por complicações no pós-operatório como fibrilação atrial , derrame pleural importante e trombose venosa profunda. Após alta, queixou-se de dispneia e novo ecocardiograma evidenciou presença de ¨leak perivalvar¨ aórtico, motivo pelo qual foi submetida à nova cirurgia, em agosto de 2022. Após 30 dias, evoluiu com endocardite de prótese aórtica por Pseudomonas aeruginosa, aparecimento de abscesso periaórtico e pseudoaneurisma em raiz da aorta. Internada com proposta de procedimento cirúrgico, porém apresentou acidente vascular cerebral extenso, com perda importante da capacidade funcional. Diante da gravidade clínica e alto risco cirúrgico optado por término de tratamento venoso e alta em uso de Sulfametoxazol-trimetoprim 800 mg + 160 mg. Permaneceu em acompanhamento ambulatorial por 01 ano e 3 meses, clinicamente estável e com recuperação parcial de capacidade funcional, com novo internamento em julho de 2024 por febre, calafrios e sudorese. Hemocultura com resultado positivo para Pseudomonas aeruginosa, com perfil diferente de sensibilidade. Paciente segue em tratamento clínico, com boa resposta, sem condições de cirurgia pela presença de pseudoaneurisma de aorta ascendente medindo 10,6 x 9,8 x 9,8 cm no mediastino anterior, próximo ao esterno, com compressão de ventrículo direito, veia cava superior, tronco da pulmonar e artéria circunflexa.
Discussão/Conclusão
O pseudoaneurisma da aorta ascendente costumar surgir no sítio de manipulação da parede da aorta, após procedimentos como troca valvar aórtica, anastomose proximal de enxertos venosos em cirurgia de revascularização do miocárdio, canulação aórtica para indução de circulação extracorpórea, punção para medida de pressão ou administração de soluções cardioplégicas. Além destes fatores predisponentes um quadro infeccioso também está intimamente relacionado com esta condição. No caso descrito, há mais de um fator desencadeante. Particularmente, para esta paciente, não há possibilidade de tratamento endovascular devido à endocardite bacteriana e nem cirúrgico, pela complexidade e alto risco de rompimento do pseudoaneurisma no intraoperatório devido à proximidade com esterno. Em conclusão, trata-se de uma complicação rara da cirurgia cardiotorácica, com altos índices de mortalidade. O entendimento desta patologia e o diagnóstico precoce através de exames de imagens, para que o tratamento seja realizado em condições controladas é um fator fundamental para minimizar desfechos ruins desta condição tão grave.
Palavras Chave
Pseudoaneurisma; aorta; endocardite bacteriana
Área
Cardiologia clínica
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - Pernambuco - Brasil
Autores
Louise de Faro, Anna Luíza Portela Targino, Glauber Melo de Araújo, Edmilson Cardoso dos Santos Filho, Brivaldo Markman