Dados do Trabalho
Título
“CONECT COR”: USABILIDADE DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA O SEGUIMENTO AMBULATORIAL DE PACIENTES CORONARIANOS
Introdução
A introdução dos aplicativos móveis destaca-se como estratégia potencialmente efetiva na mudança de comportamento em saúde e gerenciamento da doença arterial coronariana. A avaliação de usabilidade tem como objetivo averiguar o grau em que um sistema ou produto é eficaz, ou seja, quão bem o desempenho do sistema atende às tarefas para as quais foi projetado. Objetivo: Avaliar a usabilidade de um aplicativo móvel para o seguimento ambulatorial de pacientes com doença arterial coronariana.
Métodos
Trata- se da fase final de um estudo metodológico, de produção e avaliação tecnológica. Foi realizado o desenvolvimento de um aplicativo móvel “Conect Cor” para o seguimento ambulatorial de pacientes coronarianos, contendo informações sobre alimentação saudável, mudança de estilo de vida, lembretes de consultas, medicamentos e cadastro de sintomas. Para a avaliação da usabilidade, foi utilizada a escala System Usability Scale (SUS). Essa escala é um instrumento validado e mais aceitos devido à sua confiabilidade, sendo composta por dez questões graduadas em escala do tipo Likert, relacionadas com a “facilidade de aprendizagem”, “eficiência do produto”, “facilidade de memorização”, “minimização de erros” e “satisfação do uso”. Pontuações superiores a 68 pontos traz indicativos de que a o aplicativo possui boa usabilidade. A amostra foi composta por 19 pacientes coronarianos atendidos no ambulatório de cardiologia de um hospital universitário de Recife-PE. Foram incluídos os pacientes portadores de DAC que já tinham realizado cateterismo ou angioplastia e faziam tratamento medicamentoso para a doença. Foram excluídos os que eram revascularizados ou tinham alguma impossibilidade para responder o instrumento de coleta. O link do aplicativo foi enviado individualmente para cada participante ou o download foi feito através do QR Code, dependendo da vontade dos participantes da pesquisa. As orientações iniciais das funcionalidades do aplicativo foram fornecidas e estipulado 30 minutos para o uso do aplicativo. Após este tempo, foi realizada a avaliação em forma de entrevista semiestruturada, com o espaço para que os pacientes pudessem dar sugestões relativas à usabilidade do aplicativo.
Resultados
O público-alvo considerou o aplicativo com boa usabilidade, com uma média de pontuação na escala SUS de 80,5. Relatos dos pacientes de que o aplicativo é claro e informativo traz subsídios que mostra o alcance da tecnologia desenvolvida pelo olhar do usuário.
Discussão/Conclusão
O aplicativo móvel possui boa usabilidade de acordo com os usuários, podendo ser implementado para o seguimento ambulatorial dos pacientes coronarianos, auxiliando no gerenciamento da doença, adesão á terapêutica e adoção de hábitos saudáveis, essenciais para a redução da progressão da doença e melhora da qualidade de vida do paciente portador de doença arterial coronariana.
Palavras Chave
Doença das Coronárias; Tecnologia da Informação; Aplicativos Móveis; Educação em Saúde; enfermagem
Área
Doença arterial coronariana
Instituições
Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
Pollyanna Dutra Sobral, Vânia Pinheiro Ramos, Virgínia Gomes Ferreira da Cruz, Wagner de Lima Cordeiro, Karyne kirley Negromonte Gonçalves, Jadiane Ingrid da Silva, Belarmino Santos de Souza Júnior, Daniela Angèlica Calado Cavalcanti, Rizia Florencio Gama