32º Congresso Pernambucano de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Aneurisma de Aorta em Pernambuco: Tendências epidemiológicas da última década (2013-2023)

Introdução

O aneurisma de aorta é uma condição médica grave caracterizada pela dilatação proeminente do diâmetro da aorta associado à grande pressão do fluxo sanguíneo. Essa doença possui relevância clínica devido à alta taxa de internações e morbimortalidade. Em Pernambuco, a análise de dados relacionados à frequência de internações, óbitos, taxa de mortalidade e os custos hospitalares envolvidos em pacientes internados para o tratamento de aneurisma da aorta entre os anos de 2013-2023, são essenciais para o planejamento de intervenções na saúde pública.

Métodos

Trata-se de um estudo coorte transversal retrospectivo utilizando informações do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), contidas no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram coletados dados referentes ao número total de internações para o tratamento de aneurisma de aorta no estado de Pernambuco, bem como ao número total de óbitos e taxa de mortalidade advindas dessa condição, entre os anos de 2013 a 2023, assim como dados referentes ao valor total dos serviços hospitalares envolvendo este tratamento. Foi realizada análise de correlação entre as variáveis ​​por meio do coeficiente de correlação de Pearson, cuja significância foi verificada por meio do teste t de Student. Tal análise foi realizada pelo sistema de software livre PSPP. O nível de significância estabelecido foi de 5%.

Resultados

De 2013 a 2023, ocorreram um total de 2.276 internações para tratamento de aneurisma de aorta e 228 óbitos decorrentes dessa patologia em âmbito hospitalar no estado de Pernambuco. A taxa média de mortalidade foi de 10,02% (228/2.276). Neste mesmo corte temporal, gastou-se um total de 3.782.819,92 de reais com custos envolvendo este procedimento, com gasto anual médio de 290.986,15 reais (3.782.819,92/11). Nesse período, houve tendência de crescimento no número de internações por ano (r = 0,796; p = 0,003), no número de óbitos (r = 0,798; p = 0,003), e nos gastos hospitalares (r = 0,837; p = 0,001), mas tendência estacionária na taxa de mortalidade (r = 0,279; p = 0,407).

Discussão/Conclusão

Os dados analisados do tratamento do aneurisma de aorta em Pernambuco revelam desafios clínicos e econômicos significativos. Com um custo anual médio de milhares de reais e com tendência de crescimento, nota-se o impacto econômico desse tratamento ao longo dos anos. O aumento das hospitalizações, por sua vez, pode estar associado ao envelhecimento da população, o que, assim como diabetes e tabagismo, estaria ligado a maior predisposição a doenças como hipertensão arterial, sendo esses os principais fatores de risco do aneurisma de aorta. Percebe-se, que apesar do aumento dos investimentos financeiros, essa medida não está sendo suficiente para conter a mortalidade, sugerindo a necessidade de mudanças no protocolo de tratamento e prevenção da doença em âmbito estadual.

Palavras Chave

Aneurisma; Tratamento; internamento hospitalar; mortalidade; custo hospitalar

Área

Doença arterial coronariana

Instituições

Fps - faculdade pernambucana de saúde - Pernambuco - Brasil, Universidade Mauricio de Nassau - Pernambuco - Brasil, Upe - Pernambuco - Brasil

Autores

Juliana Magdolna Dias Emerenciano Melo, Larissa Soares Vieira , Yago Santiago Nascimento , Maria Helenna Valadares da Rocha , Tiago Andrade Medeiros de Moura , Suzanna Vieira de Melo Lessa , Priscila Araujo Barros Cavalcante , Luis Eduardo Braga Sales , Ivaldo Pedrosa Calado Filho