Dados do Trabalho
Título
Aneurisma de Aorta em Pernambuco: Tendências epidemiológicas da última década (2013-2023)
Introdução
O aneurisma de aorta é uma condição médica grave caracterizada pela dilatação proeminente do diâmetro da aorta associado à grande pressão do fluxo sanguíneo. Essa doença possui relevância clínica devido à alta taxa de internações e morbimortalidade. Em Pernambuco, a análise de dados relacionados à frequência de internações, óbitos, taxa de mortalidade e os custos hospitalares envolvidos em pacientes internados para o tratamento de aneurisma da aorta entre os anos de 2013-2023, são essenciais para o planejamento de intervenções na saúde pública.
Métodos
Trata-se de um estudo coorte transversal retrospectivo utilizando informações do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), contidas no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram coletados dados referentes ao número total de internações para o tratamento de aneurisma de aorta no estado de Pernambuco, bem como ao número total de óbitos e taxa de mortalidade advindas dessa condição, entre os anos de 2013 a 2023, assim como dados referentes ao valor total dos serviços hospitalares envolvendo este tratamento. Foi realizada análise de correlação entre as variáveis por meio do coeficiente de correlação de Pearson, cuja significância foi verificada por meio do teste t de Student. Tal análise foi realizada pelo sistema de software livre PSPP. O nível de significância estabelecido foi de 5%.
Resultados
De 2013 a 2023, ocorreram um total de 2.276 internações para tratamento de aneurisma de aorta e 228 óbitos decorrentes dessa patologia em âmbito hospitalar no estado de Pernambuco. A taxa média de mortalidade foi de 10,02% (228/2.276). Neste mesmo corte temporal, gastou-se um total de 3.782.819,92 de reais com custos envolvendo este procedimento, com gasto anual médio de 290.986,15 reais (3.782.819,92/11). Nesse período, houve tendência de crescimento no número de internações por ano (r = 0,796; p = 0,003), no número de óbitos (r = 0,798; p = 0,003), e nos gastos hospitalares (r = 0,837; p = 0,001), mas tendência estacionária na taxa de mortalidade (r = 0,279; p = 0,407).
Discussão/Conclusão
Os dados analisados do tratamento do aneurisma de aorta em Pernambuco revelam desafios clínicos e econômicos significativos. Com um custo anual médio de milhares de reais e com tendência de crescimento, nota-se o impacto econômico desse tratamento ao longo dos anos. O aumento das hospitalizações, por sua vez, pode estar associado ao envelhecimento da população, o que, assim como diabetes e tabagismo, estaria ligado a maior predisposição a doenças como hipertensão arterial, sendo esses os principais fatores de risco do aneurisma de aorta. Percebe-se, que apesar do aumento dos investimentos financeiros, essa medida não está sendo suficiente para conter a mortalidade, sugerindo a necessidade de mudanças no protocolo de tratamento e prevenção da doença em âmbito estadual.
Palavras Chave
Aneurisma; Tratamento; internamento hospitalar; mortalidade; custo hospitalar
Área
Doença arterial coronariana
Instituições
Fps - faculdade pernambucana de saúde - Pernambuco - Brasil, Universidade Mauricio de Nassau - Pernambuco - Brasil, Upe - Pernambuco - Brasil
Autores
Juliana Magdolna Dias Emerenciano Melo, Larissa Soares Vieira , Yago Santiago Nascimento , Maria Helenna Valadares da Rocha , Tiago Andrade Medeiros de Moura , Suzanna Vieira de Melo Lessa , Priscila Araujo Barros Cavalcante , Luis Eduardo Braga Sales , Ivaldo Pedrosa Calado Filho