32º Congresso Pernambucano de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Metástase cardíaca em paciente com sarcoma de partes moles de alto grau: um relato de caso

Introdução

O sarcoma de partes moles (SPM) representa um grupo de neoplasias malignas pouco comuns. Atualmente, correspondem a menos de 1% de todos os tumores malignos que acometem os adultos e sua incidência aumenta com a idade. Dentre os tipos histológicos do SPM, o sarcoma de alto grau apresenta pior prognóstico, com maior risco de desenvolvimento de metástases, sendo o pulmão o órgão-alvo mais frequente. Desse modo, apesar do coração ser um sítio potencial de implante para cânceres, as metástases cardíacas são, em geral, raras. Portanto, este relato tem como objetivo apresentar o caso de um paciente com sarcoma de alto grau que desenvolveu metástase cardíaca em átrio direito.

Descrição do caso

Homem, 46 anos, ex-tabagista, sem hipertensão arterial, não cardiopata, com história de tumoração dolorosa e de rápido crescimento em glúteo esquerdo desde janeiro de 2021. Em novembro do mesmo ano foi realizada a biópsia e, posteriormente, a ressecção tumoral. O diagnóstico inicialmente estabelecido a partir da biópsia foi o de sarcoma de células redondas, sem que o histopatológico permitisse a exclusão da hipótese de Sarcoma de Ewing. Por isso, enquanto esperava o resultado histopatológico da cirurgia, iniciou-se quimioterapia adjuvante com vincristina, doxorrubicina, ciclofosfamida, ifosfamida e etoposide (esquema VAC-IE). Foram realizados três ciclos de quimioterapia (QT) quando, em março de 2022, o tratamento com QT foi suspenso devido ao resultado do histopatológico cirúrgico ter apontado a presença de sarcoma de alto grau. O paciente permaneceu, então, em acompanhamento clínico, com bom estado geral, até novembro de 2022, quando precisou ser internado em um hospital de referência em cardiologia, no qual foi identificada recidiva da doença mediante exames de imagem. Clinicamente, apresentou dispneia em repouso, taquicardia e anasarca, sintomas que simulavam um quadro de insuficiência cardíaca. À Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-SCAN), observou-se aumento do metabolismo glicolítico em massa cardíaca e múltiplos nódulos pulmonares. No ecocardiograma, observou-se fração de ejeção (FE) = 59,8%, com um tumor ocupando todo o átrio direito e derrame pericárdico de grau moderado, sem sinais de tamponamento cardíaco. Foi proposta QT paliativa, mas não foi realizada por plaquetopenia grave e performance status limítrofe do paciente. Este, então, foi encaminhado aos cuidados paliativos, vindo a falecer em abril de 2023 (6 meses após a recidiva).

Discussão/Conclusão

O acometimento metastático nos diversos tipos de câncer tem seus órgãos-alvo preferenciais. Apesar disso não excluir o seu direcionamento para outros locais, é nos órgãos-alvo que as repercussões das metástases são mais estudadas e, portanto, melhor compreendidas. O presente caso visa alertar para a necessidade de se estudar possibilidades distintas de apresentação dos cânceres, especialmente quando os sintomas são semelhantes a acometimentos por outra etiologia, como, usando-se como exemplo o caso relatado, cardiopatias clássicas.

Palavras Chave

Sarcoma de Tecidos Moles; Metástase; Cardio-Oncologia

Área

Cardiologia clínica

Instituições

Centro de Oncologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (CEON/HUOC/UPE) - Pernambuco - Brasil, Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) - Pernambuco - Brasil, Universidade de Pernambuco (UPE) - Pernambuco - Brasil

Autores

Tatiany Cíntia da Silva Brito, Breno Pereira Teixeira, Luiz Fernando Bezerra de Melo, Giovanna Rocha Santana, Leila Coutinho Taguchi