Dados do Trabalho
Título
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DE PACIENTES EM TERAPIA DE ANTICOAGULAÇÃO ORAL
Introdução
As doenças cardiovasculares configuram a principal causa de mortes no Brasil e no mundo. O uso de Anticoagulantes Orais (ACOS) é a principal terapia para a prevenção de complicações tromboembólicas e hemorrágicas. O uso de tecnologias educacionais em saúde destaca-se como estratégia para a promoção do autocuidado e apoio na assistência de enfermagem ao usuário. Objetivo: desenvolver e validar uma cartilha educacional para a promoção do autocuidado de pacientes em terapia de anticoagulação oral.
Métodos
Estudo metodológico, realizado entre janeiro a agosto de 2024. Na etapa de desenvolvimento da tecnologia educacional, para compor o conteúdo da cartilha, foi realizado previamente levantamento da literatura científica, além da realização de 5 grupos focais com 20 pacientes com diagnóstico de fibrilação atrial, ao todo, em uso permanente de ACOS acompanhados no ambulatório especializado de anticoagulação Oral do PROCAPE/UPE, Recife/PE, a fim de compreender o nível de conhecimento sobre a terapêutica e dificuldades enfrentadas pelos usuários. Após o desenvolvimento da cartilha educacional, participaram da etapa da validação, 26 juízes enfermeiros especialistas, que posteriormente foi submetida ao processo de validação pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE CAAE nº 75807223.4.0000.5208 e Parecer nº 6.599.106.
Resultados
Dos experts que participaram da validação, 84,6% eram do sexo feminino (n=22), com média de idade de 32,8 anos (DP ± 2,8), 23,1% concluíram a graduação em 2015, 36,0% eram mestres, 92,3% tinham experiência na assistência à pessoa em uso de ACOS, com tempo médio de experiência de 3,6 anos (DP ± 2,5), 88,5% tinham experiência em educação em saúde na temática do estudo, 46,2% tinham publicações na área, 57,7% tinham experiência de docência em cardiologia, com média de 5,9 anos de experiência (DP ± 2,9), e 53,8% tinham experiência na criação e validação de tecnologias educacionais. Em relação às pontuações do IVC de cada participante sobre a cartilha educacional, a maioria dos itens demonstraram 100% de concordância, tendo em vista que a resposta dos juízes condiz com a não concordância para informações desnecessárias ou erros, isso revela que a cartilha não dispunha de modificações significativas e, portanto, não afetou no processo de validação. Quanto ao IVC geral, este foi de 0,92, o que demonstra alto nível de concordância (superior a 0,80) pelo público-alvo. Sobre o instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde, todos os itens foram considerados válidos pelos experts, haja vista que o IVC foi igual a 1,00.
Discussão/Conclusão
O estudo permitiu o desenvolvimento e validação de uma cartilha educacional contemplando orientações de saúde pertinentes para o paciente anticoagulado. A tecnologia em saúde foi considerada válida, podendo ser utilizada por profissionais de saúde, em especial enfermeiros, para a condução de educação em saúde ao paciente anticoagulado.
Palavras Chave
Fibrilação atrial; Anticoagulantes; Autocuidado; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação
Área
Arritmias e Estimulação Cardíaca
Autores
Karyne Kirley Negromonte Gonçalves, Pollyanna Dutra Sobral , Camila Abrantes Cordeiro Morais , Thaisa Remígio Figueiredo, Simone Maria Muniz da Silva Bezerra, Vânia Pinheiro Ramos