Dados do Trabalho
Título
CARTILHA EDUCACIONAL PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DE PACIENTES ANTICOAGULADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Introdução
A introdução da cartilha educacional destaca-se como estratégia potencialmente efetiva na mudança de comportamento em saúde, gerenciamento da doença e do uso permanente de medicamentos, além de promover o autocuidado em saúde. Objetivo: relatar a experiência do desenvolvimento de uma cartilha educacional para a promoção do autocuidado de pacientes anticoagulados.
Métodos
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado entre janeiro a fevereiro de 2024, com pacientes anticoagulados com diagnóstico de fibrilação atrial acompanhados no ambulatório especializado de anticoagulação Oral do PROCAPE/UPE, Recife/PE. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE CAAE nº 75807223.4.0000.5208 e Parecer nº 6.599.106.
Resultados
A cartilha educacional foi desenvolvida com a finalidade de prover informações que abordassem a terapia com os anticoagulantes orais, cuidados relacionados à terapêutica, adesão medicamentosa, atividades de vida diária, hábitos alimentares e exercícios físicos, possibilitando ao usuário o conhecimento necessário para evitar possíveis complicações, como eventos tromboembólicos e hemorrágicos e a promoção do autocuidado. A construção foi iniciada definindo as temáticas principais a serem abordadas, de acordo com a revisão integrativa da literatura realizada previamente e a realização de grupos focais, que possibilitaram compreender as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos usuários. Em seguida, na etapa de elaboração textual, primeiramente foram analisados e selecionados os protocolos para a seleção da literatura especializada, e após isto, houve a adequação de todo o conteúdo a um vocabulário de fácil leitura e entendimento, acessível à realidade do público-alvo, bem como a criação de ilustrações para estimular a aprendizagem e facilitar a compreensão dos pacientes. Durante esta etapa, foi desenvolvida a prototipagem por meio do agrupamento de todo o material textual e visual, mediante o trabalho de um designer gráfico. Foram realizadas várias reuniões com o profissional para que o conteúdo fosse construído com linguagem clara e adaptada para o público, bem como as imagens fossem em layout atrativo e de fácil entendimento. O protótipo interativo foi gerado possibilitando uma experiência próxima à versão final da cartilha, a qual segue na etapa de validação com o público-alvo.
Discussão/Conclusão
O conhecimento adquirido nesta experiência exitosa impulsiona a enfermagem a utilizar a tecnologia como ferramenta de inovação e apoio na assistência ao paciente anticoagulado, auxiliando-o no gerenciamento de sua doença e na adoção de hábitos saudáveis, fornecendo também uma gama de possibilidades para a utilização das tecnologias de informação e comunicação na assistência de enfermagem, que promovam o autocuidado e a qualidade de vida.
Palavras Chave
Fibrilação atrial; Anticoagulantes; Autocuidado; Tecnologia Educacional
Área
Arritmias e Estimulação Cardíaca
Autores
Karyne Kirley Negromonte Gonçalves, Pollyana Dutra Sobral , Camila Abrantes Cordeiro Morais , Thaisa Remígio Figueiredo, Simone Maria Muniz da Silva Bezerra, Vânia Pinheiro Ramos