32º Congresso Pernambucano de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

CARDIOMIOPATIA DE TAKOTSUBO: UM RELATO DE CASO

Introdução

A cardiomiopatia de Takotsubo é uma síndrome caracterizada pela disfunção ventricular e transitória, mais prevalente, do ventrículo esquerdo e com uma menor frequência do direito. Trata-se de uma patologia que se faz presente no diagnóstico diferencial de dor torácica.

Descrição do caso

Mulher, 56 anos, da entrada na unidade hospitalar para realização de uma laparotomia exploradora a fim de realizara uma ooforectomia bilateral, apendicectomia e linfadenectomia retroperitoneal. A paciente não possuía qualquer comorbidades, negava sintomas cardiovasculares prévios, passado de histerectomia e miomectomia previa sem intercorrências e referia apenas passado de neoplasia de esôfago em sua genitora. Paciente foi submetida ao procedimento sob anestesia geral sem intercorrência periprocedimento, sendo encaminhada após recuperação anestésica a enfermaria sem uso de suporte ventilatório. Após 24 h do procedimento a paciente apresentou dispneia súbita e sinais de choque cardiogênico. Realizado eletrocardiograma com alterações difusas em precordiais, dosado troponina T com valores aumentados e ecocardiograma transtorárico o qual evidenciava uma disfunção ventricular direita importante. Feito angiotomografia de tórax com protocolo para TEP sendo negativo. Assim foi mantido suporte com droga vasoativa, dobutamina, e aventado a possiblidade de infarto de ventrículo direito. Após 06 dias de melhora do quadro clinico com resolução do quadro de choque e extubação, foi realizado novo ecocardiograma o qual mostrava resolução completa da disfunção ventricular direita. Assim, paciente evolui satisfatoriamente, tendo alta da unidade hospitalar, sendo realizado cineangiocoronariografia, após 14 dias da internação, e ressonância magnética, após 02 meses, ambos sem alterações. Desse modo foi efetivado a hipótese diagnostica de Takotsubo de ventrículo direito.

Discussão/Conclusão

A etiologia do takotusbo ainda se faz incerta, com incidência de 0,7% a 2,5% nas dores precordiais, desse modo 30% acometem o ventrículo direito. Sua apresentação com a síndrome coronarina é bastante similiar, sendo o eletrocardiograma com alterçaões com supradesnivelaemnte do segmento ST. Com isso, a cardiopatia takotusbo deve ser aventada como uma provável hipótese diagnostica, principalmente em paciente do sexo feminino e sem fatores de riscos evidenciáveis. Apesar de haver recentemente mais estudos sobre a cardiopatia takotsubo, seus relatos ainda são pequenos, tendo sua fisiopatologia, tratamento e prognostico incertos. Assim, se faz necessário um grande registro global a fim de ter ciência da melhora maneira na condução aguda e crônica dessa patologia.

Palavras Chave

Cardiomiopatia de Takotsubo;

Área

Cardiologia clínica

Autores

Lara Macedo , Jose Roberto Coelho